O que é B2C?

Última Atualização em 30 de setembro de 2019 por Eduardo Danton

B2C

Business to Consumer ou em português, de Empresa para Consumidor, o B2C é uma operação comercial onde a venda de produtos ou serviços é efetuada diretamente entre a empresa e o consumidor final ou cliente.
Quer exemplos de negócios onde a empresa vende diretamente para o seu consumidor final? Vamos lá:

Redes de varejo (supermercados e lojas de departamento)
Venda de serviços de lazer (ingressos de teatro, cinemas, parques e shows)
Pontos de alimentação (lanchonetes, restaurantes e bares)

B2B vs. B2C

Diferentemente dos negócios B2B (Business to Business) que realizam trocas comerciais entre empresas, conforme já vimos aqui, o B2C (Business to Consumer) realiza a venda do produto final para o consumidor final.

Desafio de conquistar de verdade o consumidor

O grande desafio para quem tem um negócio B2C é o de se sobressair no mercado e conseguir alcançar seu consumidor. Convencê-lo a comprar o seu produto e garantir que sua empresa proporcionará a ele uma boa experiência de compra para que ele volte sempre é a grande aposta desse nicho, já que, como sabemos, o consumidor, com o avanço tecnológico, “manda” e tem acesso a todas as informações.

B2C

Ele pode fazer uma busca comparativa de preços pelo celular enquanto conversa com seu vendedor na loja física, por exemplo. Considerando que a sobrevivência do seu negócio dependa, excepcionalmente, dessa figura conectada, resta a você, empreendedor de um negócio B2C, conquistar de verdade esse consumidor. Ser relevante na vida dele, resolver o seu problema e fazer com que ele tenha carinho pela sua empresa e seus produtos.

Conhecendo o seu consumidor

Quer dica para ter sucesso nesse nicho B2C? Conheça realmente seu consumidor. Você tem que saber mais sobre ele do que qualquer outra pessoa.

E aí, deu para entender o mercado B2C? Tem dúvidas ainda? Contate-nos

Leave a Comment

Abrir Chat
1
Olá, me chamo Eduardo e sou estrategista de marketing da Edm2, em que posso ajudar?