Slogan: O que é e como criar um?

slogan

Aprenda o que é Slogan e confira as principais sugestões de técnicas para criar o seu de forma prática e diferenciar o seu negócio

O Slogan cumpre bem seu papel quando se trata dos objetivos das empresas. 

Todo negócio quer ter reconhecimento e ser lembrado no mercado, principalmente pelo seu público.

Para que isso aconteça é necessário que haja uma marca forte por trás do negócio. Isso inclui uma identidade pré-definida e totalmente alinhada com o objetivo do empreendimento. 

Quando falamos em identidade, com certeza, você já pensa em logotipo, certo?! Mas você já pensou no slogan? 

Quando se trata de slogan geralmente pensamos logo em grandes empreendimentos, mas se engana quem acha que somente empresas grandes possuem. 

Contudo, levando em consideração que o slogan é uma frase curta, de impacto e que remete o cliente em potencial ao negócio, fica claro a  importância de todas empresas criarem o seu. 

O Objetivo do Slogan

O slogan tem como principal ideia transmitir o objetivo final do negócio.

Assim como se diferenciar dos seus concorrentes, passando a sensação que o público terá ao adquirir o produto ou serviço. 

Sabemos que um slogan é bom quando ele consegue comunicar de forma clara o espírito do negócio, bem como sua personalidade. 

E principalmente se manter forte o suficiente na mente de seus consumidores fazendo com que o conceito da marca esteja associado ao benefício único adquirindo o produto final. 

Ou seja, o papel do slogan é se manter ativo no subconsciente do consumidor para que ele seja lembrado antes dos seus concorrentes. 

Mas não é só isso, o slogan também pode e deve:

  • Demonstrar a oferta de valor do produto ou serviço; 
  • Fidelizar o consumidor; 
  • Aumentar o impacto da divulgação dos produtos e serviços. 

Assim, eles ajudam a construir uma marca forte e com personalidade. 

Confira alguns slogans famosos

Aposto que você já ouviu pelo menos alguns dos slogans super conhecidos: 

Reprodução: McDonalds.
  • “Amo muito tudo isso” – Mcdonald’s;
  • “Sinta o sabor” – Coca-Cola;
  • “Energia que dá gosto” – Nescau;
  • “1001 utilidades” – Bombril;
  • “Doril, a dor sumiu” – Doril.

Agora ficou mais fácil compreender o diferencial e a importância de um bom slogan para uma marca, certo?! 

Quais elementos usar na hora de criar um slogan

Já sabemos que é imprescindível que o slogan seja forte e de fácil memorização, certo?! 

Para criar o seu slogan opte por uma frase curta, escolha palavras fáceis, isso facilitará a fixação da marca na memória. 

Outra funcionalidade essencial em um bom slogan é que ele seja um convite ao consumo, afinal de contas o objetivo é sempre que o público consuma o que a marca oferece. 

Aprenda como criar um slogan ideal para o negócio

Agora que você já compreendeu o que é o slogan, sua importância e intenção, considere os itens a seguir para criar o seu: 

  • Conheça seu público: esse é o passo mais importante da estruturação de todos os negócios, conheça o público que irá consumir o produto e/ou serviço, isso permitirá alinhar estrategicamente a comunicação. Sugerimos que construa a identidade da sua persona; 
  • Demonstre porque sua empresa é a melhor:  qual é o diferencial do seu negócio em relação aos concorrentes, qualidade, preço, são bons exemplos;
  • Tenha um posicionamento: pense nos pontos que destacam seu negócio, como a marca se encaixa na vida do consumidor e o que ele ganha adquirindo seu produto e/ou serviço;
  • Liste palavras e combine-as: opte por adjetivos, verbos e substantivos que remetem ao objetivo da empresa; 
  • Escolha as melhores frases: após a lista, escolha as melhores delas e que mais transmitem a mensagem que um slogan pede. Fale as frases em voz alta e perceba como soa, recorra aos amigos e familiares e peça um feedback sincero. 
  • Contrate uma agência de marketing digital especializada na criação de Slogans.

Se inspire com essas informações e crie o seu o quanto antes, assim facilitará a comunicação do objetivo e personalidade da sua marca.

Leave a Comment

Open chat
1
Olá, me chamo Eduardo e sou estrategista de marketing da Edm2, em que posso ajudar?