Manutenção de Websites: O que é e como fazer?

Última Atualização em 13 de setembro de 2022 por Eduardo Danton

Manutenção de Websites

Conheça os principais aspectos que levam empresas procurar por de manutenção de websites e como esse serviço é essencial para completar as estratégias no marketing digital.

Você tem noção da importância que a atualização e manutenção de websites tem para as empresas de todos os segmentos no cenário atual que vivemos?

Junto com a transformação digital, que entra cada vez mais no dia a dia de diferentes companhias em todos os segmentos, vêm também a necessidade de se manter seguro no ambiente digital.

Ou seja, apesar de inúmeros benefícios que a internet oferece, tanto para os negócios quanto para as pessoas, é preciso ter o controle absoluto das ações.

Engana-se quem pensa que basta ter uma plataforma online para garantir resultados positivos e presença digital.

Pelo contrário, para atingir esses objetivos, antes de mais nada é essencial fazer a atualização e manutenção de sites para que eles dêem frutos para o negócio.

Certamente, de acordo com cada tipo de negócio existem aspectos mais e menos significativos para a operação.

Por isso, neste artigo a Edm2 mostra os principais motivos para contratar empresas especializadas neste serviço.

Manutenção de websites: por que investir nesse serviço?

manutencao de site

Fique conosco até o final deste artigo para conhecer mais detalhes sobre cada um dos aspectos abaixo:

  • Experiência do usuário
  • Segurança digital
  • Otimização SEO e ranqueamento

Experiência do usuário é o que conta!

Um dos primeiros e mais importantes aspectos que precisam ser considerados é oferecer sempre a melhor experiência digital para quem usa a sua plataforma.

Para isso, é necessário que o sistema esteja sempre atualizado, principalmente porque cada usuário usa um tipo diferente de navegador ou dispositivo, por exemplo.

Além desse aspecto, a experiência digital também pode ser medida pela usabilidade dos sites, assim como a distribuição dos componentes de forma intuitiva.

Você já clicou em um link que te levou para uma página não encontrada?

Talvez este seja o melhor retrato de uma empresa que não faz a manutenção de seu site corretamente.

Tão ou mais importante que isso é manter informações de contato, como telefone e endereço, por exemplo, sempre atualizadas.

Ou seja o mesmo vale para e-commerce com preços desatualizados  e plataformas incompatíveis com o  formato mobile, que são os sites responsivos.

Segurança digital é fundamental

Outro aspecto que tem grande importância para as empresas que têm sites é a segurança das informações geradas pela plataforma.

Nesse sentido, os sites que fazem transações online com usuários precisam ainda mais de sistemas seguros para realizar vendas.

Atualmente, existem sistemas online que fazem atualizações automáticas e de maneira constante, para evitar a ação de hackers e corrigir falhas, também conhecidas como bugs.

Por isso, toda empresa precisa garantir segurança para as informações próprias e de terceiros, especialmente dados pessoais.

Otimização SEO e ranqueamento na pesquisa orgânica

Se o seu site não oferece configurações para SEO, provavelmente ele está fora dos resultados de busca orgânica dos algoritmos do Google.

Resumidamente, a varredura mostra os sites que trazem melhores experiências aos usuários, e isto exclui plataformas engessadas e defasadas.

Ou seja, sites que mantém uma frequência de atualizações, gerando sempre novos conteúdos, ganham maior destaque nas pesquisas.

Consequentemente, a plataforma ganha novos usuários e isso aumenta as oportunidades de conversão de usuários em clientes, ou leads.

Backup de Website

Sem dúvidas, outra vantagem que a manutenção de sites tem é garantir que todos os dados dentro da plataforma, imagens, textos, páginas, sejam armazenados de forma segura.

Portanto, a empresa consegue diminuir o risco de perda desses arquivos, seja qual for a situação.

Manutenção de sites: invista no seu negócio

Ficou interessado em saber mais sobre o serviço de atualização e manutenção de sites? Entre em contato com a nossa equipe ou acesse este link para fazer um orçamento.

Somos especializados em manutenção e modernização de websites.

Leave a Comment

Abrir Chat
1
Olá, me chamo Eduardo e sou estrategista de marketing da Edm2, em que posso ajudar?