5 Ferramentas indispensáveis para o marketing digital

Última Atualização em 20 de agosto de 2023 por Eduardo Danton

Ferramentas indispensáveis para o marketing digital
Existem diversas ferramentas de marketing digital disponíveis no mercado, mas algumas se destacam por sua eficiência e popularidade. 

As 5 Ferramentas de Marketing Digital 

Quando trata-se de marketing digital já vem na cabeça a parte de anúncios como Google Ads, Facebook Ads entre outras. Existem ferramentas que também devem fazer parte de campanhas online e são tão importantes quanto e são utilizadas para monitorar, gerenciar e ajudar na criação de ações de marketing.

Como montamos essa lista e quais critérios?

Para selecionar as ferramentas que compõem o top 5 de ferramentas indispensáveis para o marketing digital, levamos em consideração diversos critérios.

O primeiro critério é a relevância da ferramenta no mercado, ou seja, se seu uso é amplamente utilizado e reconhecida pelos profissionais da área aqui no Brasil e fora. 

O segundo critério é se essas ferramentas são essenciais ou não para uma campanha digital.

Além disso, avaliamos a qualidade da ferramenta, levando em conta sua eficiência, facilidade de uso e recursos disponíveis.

Sem falar que inclui ferramentas que utilizamos muito aqui na Edm2.

Ferramentas fundamentais para qualquer ação de marketing digital

  • Google Analytics G4: Uma ferramenta gratuita de análise de dados que permite monitorar o tráfego do site, o comportamento dos usuários e o desempenho das campanhas de marketing.
  • Google Tag Manager: Gerencie facilmente as tags de rastreamento e os pixels do site em uma única interface. Isso ajuda a acompanhar o comportamento do usuário, monitorar o tráfego do site e melhorar a eficiência da campanha de anúncios.
  • SE Ranking: É uma plataforma gratuita/paga que oferece diversas funcionalidades para análise de SEO, pesquisa de palavras-chave, análise de concorrência, entre outras. Já o SE Ranking é considerada uma das ferramentas mais completas do mercado e é comumente utilizada por profissionais de marketing e agências de SEO.
  • Canva: É uma ferramenta de design gráfico online, fácil de usar e muito popular entre profissionais da área da comunicação. Ou seja o Canva permite criar designs para postagens em redes sociais, apresentações, cartões de visita e muito mais, mesmo sem habilidades avançadas em design. Isso o faz uma ferramenta essencial para profissionais de comunicação que desejam criar conteúdo visual para campanhas de marketing.
  • Active Campaign: é uma ferramenta essencial para o marketing digital e assume um papel fundamental na automatização de marketing e CRM. Permite criar e enviar campanhas de email personalizadas, monitore o comportamento do cliente e obtenha insights e métricas sobre sua base de clientes.  

Uma Ferramenta pode ajudar, mas…

É importante lembrar que a escolha das ferramentas deve ser feita de acordo com as necessidades da empresa e do público-alvo.

Por isso, é fundamental fazer uma análise prévia do negócio e definir quais são os objetivos do marketing digital antes de escolher as ferramentas a serem utilizadas. Existem ferramentas para tudo, mas cabe escolher a que mais se adequa a sua necessidade.

Por fim, é preciso destacar que as ferramentas são apenas uma parte do processo. Para obter resultados efetivos, é necessário uma estratégia de marketing bem definida, produzir conteúdo de qualidade e estar sempre atento às tendências do mercado e às mudanças no comportamento do consumidor.

Leave a Comment

Abrir Chat
1
Olá, me chamo Eduardo e sou estrategista de marketing da Edm2, em que posso ajudar?