O que são QR Codes e como utiliza-los?

Você já deve ter reparado que o uso de QR codes estourou principalmente nas lives e em programas de TV da atualidade. O motivo é simples, é tornar fácil o acesso a uma determinada informação ou até mesmo um link. Mas porquê o QR code se tornou tão popular e o que são de fato?

O que são QR Codes?

Um código QR (Quick Response no inglês), ou traduzido como “código de resposta rápida”, é um código que pode ser lido rapidamente por um telefone celular (daí a palavra “rápido” no nome).

Usando assim uma combinação de espaçamento como um tipo de código de barras de matriz (um código de barras 2-D), quando um código QR é digitalizado, ele transmite uma grande variedade de informações.

Os códigos QR têm uma ampla variedade de usos em todos os tipos de indústrias, como no varejo, no marketing, na televisão e nas cadeias de logística.

Como “escanear” um código QR?

Atualmente, a maioria dos códigos QR pode ser digitalizada com um smartphone.

Existem diversos aplicativos gratuitos para leitura de QR para dispositivos Android e iOS (também com a câmera). Na maioria das vezes, você simplesmente abre o aplicativo e ele verifica automaticamente o código QR com o toque de um botão.

Qual a diferença entre códigos de barras e os QR Codes?

Embora os códigos QR e os códigos de barras sejam semelhantes na prática, os códigos QR contêm mais informações porque têm a capacidade de armazenar informações tanto horizontal quanto verticalmente.

Já os códigos de barras convencionais usam apenas informações horizontais.

Embora os códigos de barras funcionem maravilhosamente em situações como digitalização de itens de supermercado, os códigos QR têm uma capacidade muito maior de transferência de informações, provavelmente foi o que os tornou populares.

Como surgiram os códigos QR?

A invenção desse tipo de código se deu como resultado da crescente demanda por tecnologia para aliviar a carga dos caixas dos supermercados especificamente no Japão.

Os supermercados na época estavam com um grande problema: os códigos de barras só podiam armazenar cerca de 20 caracteres alfanuméricos de informações e funcionavam com uma dimensão (uma direção de codificação).

Qual empresa criou o código?

Em resumo uma empresa chamada Denso Wave Inc. e seu engenheiro Masahiro Hara veio com a ideia de um código multilinear para o armazenamento de mais informações através da leitura ótica de um código.

A DENSO WAVE tornou pública sua invenção do QR Code em 1994 sem registrar direitos de patente e isso fez com que o uso do código explodisse.

Onde QR Codes podem ser utilizados?

Há uma grande variedade de usos sendo os principais abaixo:

  1. Anúncios em mídia física (Jornais, revistas, mobiliário urbano, totens etc).
  2. Campanhas de Marketing
  3. Programas de TV
  4. Embalagens de produtos
  5. Cartões de Visita

Agora que você sabe o que são, como usar e quem inventou que tal fazer uso dessa tecnologia para seu negócio?

Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários!

Eduardo Danton

Publicitário e estrategista de marketing com 14 anos de experiência na área de marketing. Atuei como especialista de marketing em redes de lojas, fabricantes de insumos e como inside sales em multinacional de tecnologia. Gerente de Projetos formado pela FGV. Certificado em SPSS, Cognos, Unica NetInsight, Core Metrics, Oracle SIEBEL, SugarCRM, Pipedrive e Mautic.

Ver Comentários

  • Os QRs Codes tem facilitado cada vez mais a nossa vida trazendo praticidade e rapidez, vocês estão de parabéns pelo artigo rico e de valor que vocês criaram para nós leitores!

Em primeira mão

Chatbots Revolucionários: Transformando a Experiência do Cliente no Marketing Digital

No cenário dinâmico do marketing digital, os chatbots emergiram como verdadeiros catalisadores de inovação, redefinindo… Leia Mais

% dias atrás

5 melhores estratégias de marketing para aumentar suas vendas

Para permanecerem competitivos e lucrativos, é crucial que as empresas atraiam continuamente novos clientes para… Leia Mais

% dias atrás

A Jornada para a Vitória nas Cartas

Seja bem-vindo ao emocionante mundo do Poker Online, onde as cartas estão sempre embaralhadas e… Leia Mais

% dias atrás

Campanhas sazonais: como vender mais em datas comemorativas?

No mundo do marketing, há momentos-chave que oferecem oportunidades únicas para estimular as vendas e… Leia Mais

% dias atrás

Quais são as redes sociais mais usadas atualmente?

Hoje vamos embarcar em uma jornada pelo mundo das redes sociais. Se você tem uma… Leia Mais

% dias atrás

Marketing 360 graus: o que é e quais as principais ferramentas?

Olá entusiasta do marketing! Se você está entrando no mundo do marketing (ou já está nele),… Leia Mais

% dias atrás

Utilizamos cookies para aprimorar a sua experiência de navegação.