O que são QR Codes e como utiliza-los?

Última Atualização em 30 de outubro de 2020 por Eduardo Danton

O que são códigos QR / QR Codes

Você já deve ter reparado que o uso de QR codes estourou principalmente nas lives e em programas de TV da atualidade. O motivo é simples, é tornar fácil o acesso a uma determinada informação ou até mesmo um link. Mas porquê o QR code se tornou tão popular e o que são de fato?

O que são QR Codes?

O que são QR Codes?

Um código QR (Quick Response no inglês), ou traduzido como “código de resposta rápida”, é um código que pode ser lido rapidamente por um telefone celular (daí a palavra “rápido” no nome).

Usando assim uma combinação de espaçamento como um tipo de código de barras de matriz (um código de barras 2-D), quando um código QR é digitalizado, ele transmite uma grande variedade de informações.

Os códigos QR têm uma ampla variedade de usos em todos os tipos de indústrias, como no varejo, no marketing, na televisão e nas cadeias de logística.

Como “escanear” um código QR?

Atualmente, a maioria dos códigos QR pode ser digitalizada com um smartphone.

Existem diversos aplicativos gratuitos para leitura de QR para dispositivos Android e iOS (também com a câmera). Na maioria das vezes, você simplesmente abre o aplicativo e ele verifica automaticamente o código QR com o toque de um botão.

Qual a diferença entre códigos de barras e os QR Codes?

Embora os códigos QR e os códigos de barras sejam semelhantes na prática, os códigos QR contêm mais informações porque têm a capacidade de armazenar informações tanto horizontal quanto verticalmente.

Já os códigos de barras convencionais usam apenas informações horizontais.

Embora os códigos de barras funcionem maravilhosamente em situações como digitalização de itens de supermercado, os códigos QR têm uma capacidade muito maior de transferência de informações, provavelmente foi o que os tornou populares.

Como surgiram os códigos QR?

Masahiro Hara inventor do QR Code

A invenção desse tipo de código se deu como resultado da crescente demanda por tecnologia para aliviar a carga dos caixas dos supermercados especificamente no Japão.

Os supermercados na época estavam com um grande problema: os códigos de barras só podiam armazenar cerca de 20 caracteres alfanuméricos de informações e funcionavam com uma dimensão (uma direção de codificação).

Qual empresa criou o código?

Em resumo uma empresa chamada Denso Wave Inc. e seu engenheiro Masahiro Hara veio com a ideia de um código multilinear para o armazenamento de mais informações através da leitura ótica de um código.

A DENSO WAVE tornou pública sua invenção do QR Code em 1994 sem registrar direitos de patente e isso fez com que o uso do código explodisse.

Onde QR Codes podem ser utilizados?

Há uma grande variedade de usos sendo os principais abaixo:

  1. Anúncios em mídia física (Jornais, revistas, mobiliário urbano, totens etc).
  2. Campanhas de Marketing
  3. Programas de TV
  4. Embalagens de produtos
  5. Cartões de Visita

Agora que você sabe o que são, como usar e quem inventou que tal fazer uso dessa tecnologia para seu negócio?

Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários!

1 thought on “O que são QR Codes e como utiliza-los?”

  1. Os QRs Codes tem facilitado cada vez mais a nossa vida trazendo praticidade e rapidez, vocês estão de parabéns pelo artigo rico e de valor que vocês criaram para nós leitores!

    Responder

Leave a Comment

Abrir Chat
1
Olá, me chamo Eduardo e sou estrategista de marketing da Edm2, em que posso ajudar?