UX faz parte do projeto de qualquer produto digital e já não é mais uma vantagem competitiva, mas uma necessidade. Hoje, os usuários exigem experiências memoráveis e um dos maiores desafios para as organizações é poder oferecê-las.
Isso porque um cliente satisfeito tem grandes chances de voltar e efetuar uma
nova compra ou solicitar um serviço novamente, por exemplo. Trata-se de uma
afirmação conhecida e comprovada por todos.
No mundo virtual isso não é diferente, mas a grande questão é: como satisfazer os usuários de internet? Se você está interessado nesse assunto, resolvi falar um pouco sobre UX.
Aqui, vou explicar sobre a importância da UX (User Experience) em um projeto, através de simples, mas poderosas regras que valem ouro.
A experiência do usuário é um importante conceito que você deve ter em mente na hora de desenvolver seu negócio no ambiente online. Ao desenvolver qualquer projeto é preciso ter como foco a experiência do usuário – UX do inglês User Experience, sabe por quê?
Ao navegar pela internet, o usuário precisa sentir-se atraído e seguro, além de reconhecer um ambiente agradável e conteúdo de fácil entendimento.
Já que os consumidores passam cada vez mais tempo no ambiente digital, é natural que busquem formas mais simples e agradáveis de realizar suas tarefas diárias.
User Experience (UX) é uma disciplina responsável por projetar experiências incríveis para o usuário.
A experiência do usuário, portanto, diz respeito a como a pessoa se sente ao navegar pelo seu site, blog, aplicativo ou qualquer outro canal online através de 3 pilares:
– Utilidade — O quão útil é o serviço para o cliente; quanto é melhor fazer as coisas usando o serviço e não alguma alternativa.
– Facilidade de uso — O quão fácil e rápido é usar o serviço e resolver o que for preciso usando ele e não uma alternativa.
– Prazer — O quão prazeroso (divertido, interessante, recompensador, etc.) é usar o serviço e não as alternativas.
Embora não haja nenhuma razão pela qual a experiência do usuário não possa ser aplicada a interações físicas, o termo é reservado para interações de tecnologia digital.
Isso é evidenciado na maneira que as metodologias UX focam em áreas como wireframing, usabilidade e outros processos digitais específicos.
Nem sempre sites, blogs e apps, entre outros canais, atendem a necessidade do seu público e isso acaba trazendo uma experiência ruim para o usuário. E isso faz com que ele busque um outra alternativa pra adquirir o que procura. E por isso a UX é importante.
Um ponto essencial ter em mente é que essa experiência pode ser definida por todas as interações do usuário.
Portanto, se em algum momento ele tiver uma decepção, toda a experiência ficará comprometida.
A importância da UX (User Experience) em um projeto é gerar uma experiência que seja agradável, intuitiva e fácil para a pessoa que está usando seu produto ou serviço.
Há vários elementos que contribuem para a concepção de boas experiências para o público, como a interface do usuário, usabilidade e mecanismos de busca.
Atualmente, devido a grande necessidade das organizações contarem com uma abordagem e processos mais centrados no cliente, investir UX deve ser algo a ser considerado.
Isso porque uma experiência do usuário valiosa inclui um melhor entendimento dos usuários e como eles interagem com sua empresa.
Além disso, é capaz de impulsionar a fidelidade dos clientes a longo prazo, aperfeiçoando continuamente a experiência dos produtos e serviços digitais.
Como expliquei, existem muitos princípios que ajudam a manter os usuários
satisfeitos e otimizar o desempenho do seu site e isso faz parte do marketing digital também.
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