Marketing

Marketing Digital: História e Origem

Afinal da onde veio o conceito de marketing digital?

Em um mundo onde mais de 170 milhões de pessoas usam a internet, sites de mídias sociais e portais de noticias regularmente através da criação de conteúdo online surgiu a necessidade de rentabilizar esses canais. Com isso nasceu a publicidade online.

O que é Marketing Digital?

Em termos simples, o Marketing Digital é a promoção de produtos pela internet ou qualquer forma de mídia eletrônica.

De acordo com o Digital Marketing Institute, “Marketing Digital é o uso de canais digitais para promover ou comercializar produtos e serviços para consumidores e empresas específicas.”

Há quem diga que as pessoas estão consumindo conteúdo digital diariamente em uma velocidade tão grande que muito em breve, as plataformas de marketing tradicionais vão desaparecer e o mercado digital vai dominar completamente.

Quais as vantagens do marketing no meio eletrônico?

Com o marketing digital você pode atingir um público maior em um período de tempo mais curto. Como resultado os avanços tecnológicos resultaram em um desgaste considerável da base de clientes das agências e departamentos de marketing tradicionais.

Logo que as pessoas mudaram para tablets, telefones e computadores, que são as áreas onde os profissionais de marketing ganharam mais terreno e também maior controle de onde, como e quando as pessoas são impactadas.

História: Onde surgiu o termo “marketing digital” pela primeira vez?

O termo Marketing Digital foi usado pela primeira vez na década de 1990. A era digital disparou com o advento da internet e o desenvolvimento da plataforma Web 1.0.

A plataforma Web 1.0 permitia que os usuários encontrassem as informações desejadas, mas não permitia que eles compartilhassem essas informações na web. Até então, os profissionais de marketing em todo o mundo ainda não tinham certeza da plataforma digital. Eles não tinham certeza se suas estratégias funcionariam, uma vez que a Internet ainda não havia sido amplamente implantada e difundida.

Em 1993, o primeiro banner clicável foi ao ar, na qual a HotWired comprou alguns banners para sua publicidade. Isso marcou o início da transição para a era digital do marketing. Por causa dessa mudança gradual, o ano de 1994 viu novas tecnologias entrarem no mercado digital e no mesmo ano, foi aí que o Yahoo iniciou suas atividades.

Também conhecido como “Guia do Jerry para a World Wide Web” em homenagem a seu fundador Jerry Yang, o Yahoo recebeu cerca de 1 milhão de acessos no primeiro ano. Isso levou a mudanças no mercado de marketing digital, com empresas otimizando seus sites para obter classificações mais altas nos mecanismos de pesquisa.

Em 1996 outros lançamentos de alguns mecanismos de pesquisa e ferramentas como HotBot, LookSmart e Alexa. Isso fez com que a internet ganhasse mais diretórios de pesquisa. Aqui no Brasil o Cadê e Yahoo foram precursores dos buscadores.

Nesse meio tempo em 1998 chegou o Google e a Microsoft lançou o mecanismo de busca MSN e o Yahoo trouxe ao mercado a busca na web do Yahoo. Dois anos depois, a bolha da internet estourou e todos os mecanismos de busca menores foram deixados para trás ou eliminados, deixando mais espaço para os gigantes do mercado.

Aumento acelerado da internet começou nos anos 2000

O mundo do marketing digital viu seu primeiro aumento acentuado em 2006, quando foi relatado que o tráfego do mecanismo de busca cresceu para cerca de 6,4 bilhões em um único mês. Sem ficar para trás, a Microsoft colocou o MSN em segundo plano e lançou o Live Search para competir com o Google e o Yahoo.

Surgimento da Web 2.0

Na Web 2.0 as pessoas se tornaram participantes mais ativos em vez de permanecerem usuários passivos. A Web 2.0 permitia aos usuários interagir com outros usuários e empresas. Rótulos como ‘auto estrada da informação’ começaram a ser aplicados na internet. Como resultado, os volumes de fluxo de informações, sites de noticias, sites de governo e etc.

Começaram a aparecer portais que são os principais canais utilizados por profissionais de marketing digital – aumentaram muito e, em 2004, a publicidade e o marketing na Internet apenas nos EUA renderam cerca de US$ 2,9 bilhões.

Nessa mesma época empresas de marketing digital começaram a aparecer de uma maneira acelerada.

Como surgiram as redes sociais?

Logo, alguns sites de redes sociais começaram a surgir. O MySpace foi o primeiro site de rede social a chegar. No Brasil o Orkut seguido pelo Facebook começaram a se tornar muito populares. Muitas empresas perceberam que todos esses novos sites que estavam surgindo estavam começando a abrir novas portas de oportunidades para comercializar seus produtos e marcas. Esses canais digitais abriram novos caminhos para empresas do mundo todo a se relacionar com seu cliente. Com esses novos recursos, as empresas precisavam de novas abordagens para promover suas marcas e capitalizar na plataforma de rede social.

Os Cookies foram essenciais para o desenvolvimento de plataformas de mídia.

O cookie foi outro marco importante na indústria de marketing digital. Os anunciantes começaram a procurar outras maneiras de capitalizar a tecnologia incipiente. Uma dessas técnicas era rastrear hábitos comuns de navegação e padrões de uso de usuários frequentes da Internet, a fim de adequar as promoções e os materiais de marketing aos seus gostos.

O primeiro cookie foi projetado para registrar os hábitos do usuário. O uso do cookie mudou ao longo dos anos e hoje os cookies são codificados para oferecer aos profissionais de marketing uma variedade de maneiras de coletar dados literais do usuário.

Com isso, os produtos comercializados digitalmente agora estão disponíveis para os clientes em todos os momentos. As estatísticas coletadas pelo Marketingtechblog mostram que postar em mídias sociais é a principal atividade online no mundo.

Já que agora que você sabe da onde todo conceito de marketing eletrônico surgiu o que você acha dessa corrida? Deixe seu comentário aqui embaixo.

Eduardo Danton

Publicitário e estrategista de marketing com 14 anos de experiência na área de marketing. Atuei como especialista de marketing em redes de lojas, fabricantes de insumos e como inside sales em multinacional de tecnologia. Gerente de Projetos formado pela FGV. Certificado em SPSS, Cognos, Unica NetInsight, Core Metrics, Oracle SIEBEL, SugarCRM, Pipedrive e Mautic.

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