Você já ouviu falar no termo “indústria 4.0”? Para quem é fã da tecnologia, certamente já sabe o que é. Para quem é leigo no assunto, foi na edição 2011 da famosa feira de tecnologia que acontece todos os anos, no final de abril, na cidade de Hannover, na Alemanha, que o conceito sobre a indústria 4.0 teria sido revelado ao público pela primeira vez.
Como sabemos, o foco das grandes indústrias, antigamente, era a produção em larga escala, com qualidades e custos baixos. Não havia, contudo, um contato com o cliente final, o que é importantíssimo nos dias atuais. Sua estrutura era completamente voltada para a produção. Com o avanço da tecnologia, começaram a surgir as soluções do e-commerce.
Com um site as empresas ganharam a opção de oferecer experiências de compra mais agradáveis aos clientes. Para isso, as indústrias passaram a investir cada vez mais em capacitação e aprendendo sobre as estratégias de marketing digital.
Com o tempo, as indústrias foram se aperfeiçoando e perceberam que é preciso criar canais de comunicação para que o público entre em contato de maneira rápida e prática.
O modelo de indústria altamente automatizada, gerado há mais de 40 anos, possibilitou que fossem criadas as grandes inovações tecnológicas que usufruímos hoje, como tablets, smartphones e todo o tipo de produto eletrônico.
Indústria 4.0 é um termo usado para a aplicação de novas tecnologias (inteligencia artificial, robotização, mensuração computadorizada, internet das coisas e etc) que nos principais processos industriais seja ele qual for.
A característica principal desse conceito é a automação de tarefas em todo processo industrial. É comum o uso de sistemas de controle de dados e informações para otimizar atividades e facilitar na tomada de decisão. Muitos acreditam ser o início de uma quarta revolução industrial onde diversas tecnologias se convergem para a otimização de processos.
O impacto que se espera no setor industrial é comparado ao que a internet proporcionou ao comércio digital às transações bancárias e as meios de comunicação. Com o surgimento da indústria 4.0, dispositivos inteligentes e interconectados serão implementados em cada etapa da produção, o que possibilitará que dados sejam obtidos e gerenciados de maneira prática, ágil e segura.
Basicamente, bastará um coordenador para controlar toda a fábrica por meio de um simples smartphone, a qualquer hora e em qualquer lugar. (Se é que isso já não está acontecendo, não é mesmo?).
A previsão é de que a quarta revolução industrial gere ainda mais impactos no mercado de trabalho, já que, aos poucos, os trabalhos manuais e repetitivos sejam substituídos por ferramentas e recursos automatizados, isto é, robôs e máquinas.
A Edm2 tem expertise em otimização de marketing para indústrias de qualquer tamanho. Fale conosco!
Para permanecerem competitivos e lucrativos, é crucial que as empresas atraiam continuamente novos clientes para… Leia Mais
Seja bem-vindo ao emocionante mundo do Poker Online, onde as cartas estão sempre embaralhadas e… Leia Mais
No mundo do marketing, há momentos-chave que oferecem oportunidades únicas para estimular as vendas e… Leia Mais
Hoje vamos embarcar em uma jornada pelo mundo das redes sociais. Se você tem uma… Leia Mais
Olá entusiasta do marketing! Se você está entrando no mundo do marketing (ou já está nele),… Leia Mais
Em um mundo inundado por informações, encontrar maneiras eficazes de se comunicar é essencial. É… Leia Mais
Utilizamos cookies para aprimorar a sua experiência de navegação.