O que é indústria 4.0?

Última Atualização em 17 de fevereiro de 2020 por Eduardo Danton

indústria 4.0

Você já ouviu falar no termo “indústria 4.0”? Para quem é fã da tecnologia, certamente já sabe o que é. Para quem é leigo no assunto, foi na edição 2011 da famosa feira de tecnologia que acontece todos os anos, no final de abril, na cidade de Hannover, na Alemanha, que o conceito sobre a indústria 4.0 teria sido revelado ao público pela primeira vez.

A Evolução da Indústria

Como sabemos, o foco das grandes indústrias, antigamente, era a produção em larga escala, com qualidades e custos baixos. Não havia, contudo, um contato com o cliente final, o que é importantíssimo nos dias atuais. Sua estrutura era completamente voltada para a produção. Com o avanço da tecnologia, começaram a surgir as soluções do e-commerce.

Com um site as empresas ganharam a opção de oferecer experiências de compra mais agradáveis aos clientes. Para isso, as indústrias passaram a investir cada vez mais em capacitação e aprendendo sobre as estratégias de marketing digital.

O que é Indústria 4.0?

Com o tempo, as indústrias foram se aperfeiçoando e perceberam que é preciso criar canais de comunicação para que o público entre em contato de maneira rápida e prática.

O modelo de indústria altamente automatizada, gerado há mais de 40 anos, possibilitou que fossem criadas as grandes inovações tecnológicas que usufruímos hoje, como tablets, smartphones e todo o tipo de produto eletrônico.

Indústria 4.0 é um termo usado para a aplicação de novas tecnologias (inteligencia artificial, robotização, mensuração computadorizada, internet das coisas e etc) que nos principais processos industriais seja ele qual for.

A característica principal desse conceito é a automação de tarefas em todo processo industrial. É comum o uso de sistemas de controle de dados e informações para otimizar atividades e facilitar na tomada de decisão. Muitos acreditam ser o início de uma quarta revolução industrial onde diversas tecnologias se convergem para a otimização de processos.

Existem desvantagens?

O impacto que se espera no setor industrial é comparado ao que a internet proporcionou ao comércio digital às transações bancárias e as meios de comunicação. Com o surgimento da indústria 4.0, dispositivos inteligentes e interconectados serão implementados em cada etapa da produção, o que possibilitará que dados sejam obtidos e gerenciados de maneira prática, ágil e segura.

Basicamente, bastará um coordenador para controlar toda a fábrica por meio de um simples smartphone, a qualquer hora e em qualquer lugar. (Se é que isso já não está acontecendo, não é mesmo?).

A previsão é de que a quarta revolução industrial gere ainda mais impactos no mercado de trabalho, já que, aos poucos, os trabalhos manuais e repetitivos sejam substituídos por ferramentas e recursos automatizados, isto é, robôs e máquinas.

A Edm2 tem expertise em otimização de marketing para indústrias de qualquer tamanho. Fale conosco!

Leave a Comment

Abrir Chat
1
Olá, me chamo Eduardo e sou estrategista de marketing da Edm2, em que posso ajudar?