Nesse instante você já deve estar vendo jornais do mundo todo comentar sobre os impactos da economia com o Covid-19 (Corona Vírus) e conforme o número de casos aumenta no mundo aqui no Brasil não é diferente, boa parte dos casos confirmados que hoje passam de 10 infectados.
Em que ponto a epidemia de Coronavírus pode impactar seu negócio e o que isso implica na forma em que vendemos hoje? Vimos o caso em Wuhan que foi o epicentro da epidemia a cidade que se esvaziou em poucos dias, outras cidades chinesas também acabaram sofrendo o mesmo impacto. Com a volta do ano novo chinês as pessoas voltaram a trabalhar mas voltaram de casa (Home office), algumas fábricas adotaram medidas de higiene maiores e diminuíram turnos. Isso tudo está amplamente anunciado na mídia mas o que tem a ver com marketing?
A partir do momento que você pode enxergar possíveis tendências antes do impacto qualquer fragilidade se torna oportunidade.
Ao mesmo tempo que o comércio na China fechou as vendas online dispararam. Em alguns locais fora da China como na Coréia e no Japão as vendas online cresceram acima da média do ano anterior. Outro ponto foram grandes eventos que foram cancelados mundo a fora, um evento da Microsoft foi cancelado fisicamente porém será realizado via conferência online. Isso quer dizer que as pessoas continuam comprando, continuam trabalhando, fazendo o que devem fazer mas de maneira diferente: Fazendo de forma digital.
Nós aqui no Brasil temos que pensar com inovação. De acordo com Guga Stocco em sua entrevista ao Programa Pânico disse “o analfabeto do futuro é aquele que não sabe desaprender”. Repensar, desconstruir é também uma forma de inovar. Será que o que estamos fazendo realmente deve ser feito dessa forma ou podemos pensar em alternativas? O que podemos fazer de diferente em nossos negócios não somente para se preparar para um vírus mas também para otimizarmos a forma que fazemos hoje?
Esse texto aqui é uma reflexão de como podemos fazer as coisas diferentes independente das adversidades.
Referências desse texto:
1. https://hbr.org/2020/02/how-coronavirus-could-impact-the-global-supply-chain-by-mid-march
2. https://saude.estadao.com.br/noticias/geral,bahia-registra-primeiro-caso-de-coronavirus-numero-de-casos-no-pais-sobre-para-9,70003222291
3. https://www.zdnet.com/article/microsoft-cancels-mvp-summit-due-to-covid-19-coronavirus-fears/
4. https://epocanegocios.globo.com/Empresa/noticia/2020/03/gigantes-da-tecnologia-adotam-home-office-por-causa-do-coronavirus.html
5. https://www.youtube.com/watch?v=VEbpSY3uQDU
Para permanecerem competitivos e lucrativos, é crucial que as empresas atraiam continuamente novos clientes para… Leia Mais
Seja bem-vindo ao emocionante mundo do Poker Online, onde as cartas estão sempre embaralhadas e… Leia Mais
No mundo do marketing, há momentos-chave que oferecem oportunidades únicas para estimular as vendas e… Leia Mais
Hoje vamos embarcar em uma jornada pelo mundo das redes sociais. Se você tem uma… Leia Mais
Olá entusiasta do marketing! Se você está entrando no mundo do marketing (ou já está nele),… Leia Mais
Em um mundo inundado por informações, encontrar maneiras eficazes de se comunicar é essencial. É… Leia Mais
Utilizamos cookies para aprimorar a sua experiência de navegação.
Ver Comentários