Marketing, Inovação e o Coronavírus

Última Atualização em 6 de março de 2020 por Eduardo Danton

Coronavírus
Reprodução: BBC News

Nesse instante você já deve estar vendo jornais do mundo todo comentar sobre os impactos da economia com o Covid-19 (Corona Vírus) e conforme o número de casos aumenta no mundo aqui no Brasil não é diferente, boa parte dos casos confirmados que hoje passam de 10 infectados.

Como o Coronavírus pode impactar seu negócio?

Em que ponto a epidemia de Coronavírus pode impactar seu negócio e o que isso implica na forma em que vendemos hoje? Vimos o caso em Wuhan que foi o epicentro da epidemia a cidade que se esvaziou em poucos dias, outras cidades chinesas também acabaram sofrendo o mesmo impacto. Com a volta do ano novo chinês as pessoas voltaram a trabalhar mas voltaram de casa (Home office), algumas fábricas adotaram medidas de higiene maiores e diminuíram turnos. Isso tudo está amplamente anunciado na mídia mas o que tem a ver com marketing?

Adversidades e Inovação

A partir do momento que você pode enxergar possíveis tendências antes do impacto qualquer fragilidade se torna oportunidade.

Ao mesmo tempo que o comércio na China fechou as vendas online dispararam. Em alguns locais fora da China como na Coréia e no Japão as vendas online cresceram acima da média do ano anterior. Outro ponto foram grandes eventos que foram cancelados mundo a fora, um evento da Microsoft foi cancelado fisicamente porém será realizado via conferência online. Isso quer dizer que as pessoas continuam comprando, continuam trabalhando, fazendo o que devem fazer mas de maneira diferente: Fazendo de forma digital.

Desconstruir é necessário

Nós aqui no Brasil temos que pensar com inovação. De acordo com Guga Stocco em sua entrevista ao Programa Pânico disse “o analfabeto do futuro é aquele que não sabe desaprender”. Repensar, desconstruir é também uma forma de inovar. Será que o que estamos fazendo realmente deve ser feito dessa forma ou podemos pensar em alternativas? O que podemos fazer de diferente em nossos negócios não somente para se preparar para um vírus mas também para otimizarmos a forma que fazemos hoje?

Esse texto aqui é uma reflexão de como podemos fazer as coisas diferentes independente das adversidades.

Referências desse texto:
1. https://hbr.org/2020/02/how-coronavirus-could-impact-the-global-supply-chain-by-mid-march
2. https://saude.estadao.com.br/noticias/geral,bahia-registra-primeiro-caso-de-coronavirus-numero-de-casos-no-pais-sobre-para-9,70003222291
3. https://www.zdnet.com/article/microsoft-cancels-mvp-summit-due-to-covid-19-coronavirus-fears/
4. https://epocanegocios.globo.com/Empresa/noticia/2020/03/gigantes-da-tecnologia-adotam-home-office-por-causa-do-coronavirus.html
5. https://www.youtube.com/watch?v=VEbpSY3uQDU

2 thoughts on “Marketing, Inovação e o Coronavírus”

Leave a Comment

Abrir Chat
1
Olá, me chamo Eduardo e sou estrategista de marketing da Edm2, em que posso ajudar?