Logotipo ou Logomarca? Há quem diga que são a mesma coisa ou que o nome não faz diferença. Mas será mesmo?
Elaboramos este artigo para ajudar você a esclarecer de uma vez por todas qual a forma correta dos significados de logotipo e logomarca.
Primeiro podemos dizer que é incorreto o uso do termo “logomarca”.
A maioria dos logos é composta por 2 itens: a parte escrita e um desenho.
Segundo profissionais de comunicação, logotipo é a representação gráfica do nome de uma empresa e engloba todos os elementos visuais que identificam a empresa, como o logotipo, o símbolo e o slogan.
Já o termo logomarca, apesar de ser amplamente utilizado como sinônimo de logotipo, é considerado errado entre os profissionais da área.
Podemos dizer, portanto, que logotipo é a parte escrita (nome da marca) de
forma estilizada, juntamente com um símbolo de forma a caracterizá-la. Para isso, são utilizadas um tipo de letra e cores específicas.
Já a logomarca o termo existe, porém é só no Brasil; o restante do mundo
utiliza variações das palavras logo, logotipo ou marca – mas nunca logomarca.
Pela etimologia, sabemos, portanto, que logotipo é a forma correta, entre
designers e publicitários.
Os logotipos devem ser únicos e exclusivos de cada organização. Isso não
significa, porém, que uma marca seja obrigada a ter ambos na composição da sua identidade visual.
Como exemplo, podemos citar o logotipo da Coca-Cola, que é formada apenas pelo nome da empresa.
Os termos logotipos e logo são, portanto, utilizados pelas pessoas para denominar tanto a tipografia quanto o símbolo que representam a empresa.
Apesar do termo ser amplamente utilizado por leigos, o termo logomarca não é aceito entre profissionais da área, pois é considerado um neologismo impreciso.
Aprendeu a diferenciar logotipo ou logomarca? Agora estude a marca do seu negócio e veja como melhorar para cativar a clientela. Venha nos fazer uma visita.
A Edm2 é especialista em construção de marca e desenvolvimento de logotipos para empresas.
No cenário dinâmico do marketing digital, os chatbots emergiram como verdadeiros catalisadores de inovação, redefinindo… Leia Mais
Para permanecerem competitivos e lucrativos, é crucial que as empresas atraiam continuamente novos clientes para… Leia Mais
Seja bem-vindo ao emocionante mundo do Poker Online, onde as cartas estão sempre embaralhadas e… Leia Mais
No mundo do marketing, há momentos-chave que oferecem oportunidades únicas para estimular as vendas e… Leia Mais
Hoje vamos embarcar em uma jornada pelo mundo das redes sociais. Se você tem uma… Leia Mais
Olá entusiasta do marketing! Se você está entrando no mundo do marketing (ou já está nele),… Leia Mais
Utilizamos cookies para aprimorar a sua experiência de navegação.