Sem categoria

Logotipo ou logomarca: qual é a forma correta?

Logotipo ou Logomarca?

Logotipo ou Logomarca? Há quem diga que são a mesma coisa ou que o nome não faz diferença. Mas será mesmo?

Elaboramos este artigo para ajudar você a esclarecer de uma vez por todas qual a forma correta dos significados de logotipo e logomarca.

Primeiro podemos dizer que é incorreto o uso do termo “logomarca”.

Afinal o que é logo, logotipo ou “logomarca”?

A maioria dos logos é composta por 2 itens: a parte escrita e um desenho.
Segundo profissionais de comunicação, logotipo é a representação gráfica do nome de uma empresa e engloba todos os elementos visuais que identificam a empresa, como o logotipo, o símbolo e o slogan.

Já o termo logomarca, apesar de ser amplamente utilizado como sinônimo de logotipo, é considerado errado entre os profissionais da área.

Podemos dizer, portanto, que logotipo é a parte escrita (nome da marca) de
forma estilizada, juntamente com um símbolo de forma a caracterizá-la. Para isso, são utilizadas um tipo de letra e cores específicas.

Já a logomarca o termo existe, porém é só no Brasil; o restante do mundo
utiliza variações das palavras logo, logotipo ou marca – mas nunca logomarca.
Pela etimologia, sabemos, portanto, que logotipo é a forma correta, entre
designers e publicitários.

O que são Logotipos?

Os logotipos devem ser únicos e exclusivos de cada organização. Isso não
significa, porém, que uma marca seja obrigada a ter ambos na composição da sua identidade visual.
Como exemplo, podemos citar o logotipo da Coca-Cola, que é formada apenas pelo nome da empresa.

Os termos logotipos e logo são, portanto, utilizados pelas pessoas para denominar tanto a tipografia quanto o símbolo que representam a empresa.

E o termo Logomarca?

Apesar do termo ser amplamente utilizado por leigos, o termo logomarca não é aceito entre profissionais da área, pois é considerado um neologismo impreciso.
Aprendeu a diferenciar logotipo ou logomarca? Agora estude a marca do seu negócio e veja como melhorar para cativar a clientela. Venha nos fazer uma visita.

A Edm2 é especialista em construção de marca e desenvolvimento de logotipos para empresas.

Eduardo Danton

Publicitário e estrategista de marketing com 14 anos de experiência na área de marketing. Atuei como especialista de marketing em redes de lojas, fabricantes de insumos e como inside sales em multinacional de tecnologia. Gerente de Projetos formado pela FGV. Certificado em SPSS, Cognos, Unica NetInsight, Core Metrics, Oracle SIEBEL, SugarCRM, Pipedrive e Mautic.

Em primeira mão

Chatbots Revolucionários: Transformando a Experiência do Cliente no Marketing Digital

No cenário dinâmico do marketing digital, os chatbots emergiram como verdadeiros catalisadores de inovação, redefinindo… Leia Mais

% dias atrás

5 melhores estratégias de marketing para aumentar suas vendas

Para permanecerem competitivos e lucrativos, é crucial que as empresas atraiam continuamente novos clientes para… Leia Mais

% dias atrás

A Jornada para a Vitória nas Cartas

Seja bem-vindo ao emocionante mundo do Poker Online, onde as cartas estão sempre embaralhadas e… Leia Mais

% dias atrás

Campanhas sazonais: como vender mais em datas comemorativas?

No mundo do marketing, há momentos-chave que oferecem oportunidades únicas para estimular as vendas e… Leia Mais

% dias atrás

Quais são as redes sociais mais usadas atualmente?

Hoje vamos embarcar em uma jornada pelo mundo das redes sociais. Se você tem uma… Leia Mais

% dias atrás

Marketing 360 graus: o que é e quais as principais ferramentas?

Olá entusiasta do marketing! Se você está entrando no mundo do marketing (ou já está nele),… Leia Mais

% dias atrás

Utilizamos cookies para aprimorar a sua experiência de navegação.