Marketing

Razões para a sua empresa investir no WhatsApp

O WhatsApp veio e revolucionou a maneira como as pessoas se conectam, conversam e interagem. Você se lembra quando as pessoas trocavam mensagens através do Beep/Pagers? (Acredite, eu tinha e me achava sensacional na época), todo o processo de troca de mensagens passava pelas mãos dos usuários, então era direcionado para uma central responsável e, está central ficava encarregada de efetuar a entrega.

Depois dessa “ERA” que para muitos era uma revolução na comunicação da espécie humana, veio com requintes de tecnologia e sofisticação o SMS que por sua vez, deu um BOOM na maneira com que as pessoas se comunicavam, surgiram junto, muitas operadoras de telefonia móvel e essa indústria lucrava milhões por ano. Mas tinha um grande problema, essas empresas não estavam prontas para o aumento significativo ao acesso aos telefones móveis, com mais pessoas aderindo aos serviços e pacotes de SMS, foi se afunilando os problemas em suas centrais de controle, tecnologia e monitoramento, com esses problemas mais comuns, muitas pessoas evitavam tal envio, temendo não ser entregue pela sua prestadora de serviço. O grande desafio então era torna essa comunicação, instantânea e precisa.

Então, foi assim que em 2009, Jan Koum deu vida, para o que chamamos de “O Marco na Comunicação Humana” veio então o WhatsApp, assim revolucionando os problemas de comunicação via mensagens de textos. Empresa que logo foi adquirida pelo Mark e toda sua tropa estrelar do Facebook em 19/02/2014 pelos incríveis 16 bilhões de dólares (Se eu contar para o Mark que tenho o Whats por 3 anos e de graça, acho que ele tem um infarto rs).

Agora chega de informação e vamos para as principais razões:

Mensagens instantâneas:

Essa é uma das principais vantagens do aplicativo. O fato de enviar e receber mensagens de forma instantânea, facilita e muito a vida de milhões de pessoas ao redor do mundo (vale ressaltar que para o recebimento e envio é necessária uma conexão online 3G/4G ou WIFI). Em suas mensagens procure não se estender e ser bem objetivo, não enviei muitas informações e não seja tão formal, os usuários de WhatsApp buscam uma conversa dinâmica e objetiva.

Mensagens de áudio:

Essa função também é uma das mais utilizadas pelos seus usuários, principalmente quando está dirigindo (aos motoristas de plantão, cuidado ao usar seu aparelho no transito, é uma infração gravíssima e pode lhe render 4 pontos na carteira de habilitação e uma multa de R$ 85,13). Em nossa agência usamos e abusamos desse recurso, e com o tempo fomos notando que áudios longos e carregados de informações, acabavam sendo ouvidos depois e muitas vezes não respondidos, conforme fomos usando o aplicativo, notamos que áudios com a duração de no máximo 45seg são bem mais aceitos e suas respostas possuem um intervalo menor que nos outros áudios.

Valeu ressaltar que o WhatsApp, não foi desenvolvido para aumentar o faturamento da sua empresa, quando for usá-lo de forma comercial, use com o intuito de comunicação rápida, clara e instantânea. Assim você consegue prender a atenção do seu possível cliente e todo o processo de compra flui naturalmente.

Use este recurso como plataforma para tirar dúvidas, notificar sobre novidades e manter sempre o pós-venda. Casando bem as estratégias, sua maneira de interagir com seu consumidor vai melhorar, você passa a ter um entendimento mais claro do que as pessoas querem e a consequência disso é o aumento do seu faturamento.

Acompanhe outras dicas e torne possibilidades em oportunidade clicando aqui.

Eduardo Danton

Publicitário e estrategista de marketing com 14 anos de experiência na área de marketing. Atuei como especialista de marketing em redes de lojas, fabricantes de insumos e como inside sales em multinacional de tecnologia. Gerente de Projetos formado pela FGV. Certificado em SPSS, Cognos, Unica NetInsight, Core Metrics, Oracle SIEBEL, SugarCRM, Pipedrive e Mautic.

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