Marketing

Por que contratar uma agência de Marketing

Agencia de Marketing – Acervo Edm2

Antes de contratar uma agência de marketing é de extrema importância entender o que é uma agência, o que faz e como uma agência pode ajudar a sua empresa a obter resultados melhores e a melhorar a sua imagem corporativa.

Panorama do departamento de marketing no Brasil

Basicamente uma agência de marketing tem como pressuposto oferecer suporte a campanhas voltadas a vendas e também ao posicionamento da empresa perante seus clientes ou público alvo. Nos dias de hoje com inúmeras ferramentas disponíveis no mercado e também com uma mudança crescente no perfil de seus clientes, tornar a comunicação corporativa de qualquer empresa tem sido desafiador. No Brasil é muito comum encontrar organizações onde o departamento de marketing consiste em uma única pessoa que nem sempre tem um entendimento pleno da área e também acumula outras funções administrativas da empresa, além da grande variedade de ferramentas e da pouca importância dada pelos empresários a área de marketing outro fator que deixa a área ainda mais limitada é verba, vejo em muitas empresas incluindo muitos clientes da Edm2 considerando o marketing como despesa e não como investimento. Sabemos que o marketing deve ser acompanhado por uma série de indicadores de performance os ditos KPIs mas mesmo assim muitas empresas não consideram esses indicadores relevantes suficiente para uma reunião da diretoria. Sabemos que esse desafio de considerar o marketing importante é uma fase de toda empresa independente do seu tamanho ou segmento de atuação e deve ser encarado como tal.

O que uma agência de marketing faz afinal de contas?

Ao contrário que muita gente acha marketing não se limita a fazer imagens no Photoshop ou enviar Email marketing. O marketing tem como sua principal objetivo estabelecer um plano de ação, estratégias para a comunicação da empresa e de seus produtos ou serviços. São os “caras” que oferecem a munição certa para que o seu departamento de vendas consiga vender com mais facilidade, estabelece processos e padrões para que a sua empresa possa se relacionar melhor com seus clientes, fornecedores e colaboradores. O pessoal do marketing tem como responsabilidade de analisar as melhores maneiras, estratégias e canais que a sua empresa pode utilizar para interagir com o mercado (segundo Kotler “estabelecer trocas”).

Mas e agora por que devo contratar uma agência de marketing?

Como explicado acima se você acha que a sua empresa precisa de mais suporte e um folego maior para interagir com o seu público alvo, você já tem um bom motivo para correr atrás de uma agência. É muito importante considerar o marketing como um investimento que pode trazer ótimos resultados para a empresa desde que executado corretamente e que seja valorizado. Ou seja a empresa precisa estar aberta a mudanças e tendências de mercado! Afinal de contas não faz sentido algum contratar uma agência para fazer mais do mesmo, por isso é importante valorizar e deixar com que o seu departamento determine as estratégias para você. Por isso é importante definir o objetivo do marketing e que isso fique claro perante a todos os colaboradores da organização.

Quais resultados devo esperar de uma agência de marketing?

Bom, essa pergunta que todo mundo faz ao contratar um serviço. O grande dilema do marketing hoje é que muitas empresas procuram marketing como uma salvação para vendas e esquecem que o marketing não está somente orientado a quantos pedidos você tirou no dia mas também ao posicionamento, a impressão que as pessoas tem em relação a sua marca, o que seus colaboradores acham de onde trabalham e também como a sua empresa se porta no mercado como um todo. Isso mesmo até a forma como você trata seus fornecedores é uma maneira de fazer marketing! O que as pessoas sentem, percebem, notam, esperam está relacionado ao jeito que você determina o tom da sua mensagem e quem determina esse tom é o departamento de marketing e a sua agência.

Por isso quando chegar o momento de contratar uma agência pense em como você enxerga a sua empresa e onde você quer chegar e alinhe isso com seus colaboradores pois só assim você poderá colher ótimos frutos. Pense nisso!

Eduardo Danton

Publicitário e estrategista de marketing com 14 anos de experiência na área de marketing. Atuei como especialista de marketing em redes de lojas, fabricantes de insumos e como inside sales em multinacional de tecnologia. Gerente de Projetos formado pela FGV. Certificado em SPSS, Cognos, Unica NetInsight, Core Metrics, Oracle SIEBEL, SugarCRM, Pipedrive e Mautic.

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