Tecnologia

Pontos importantes ao escolher uma hospedagem amigável para SEO

Muitas empresas têm dificuldade de entender porque seu site não possui um bom posicionamento no Google ou tem poucos acessos e pouco retorno financeiro.

Hoje em dia, é fundamental saber a importância dos recursos de SEO para que um site fique em destaque dentre tantos que existem e pode ter certeza que a hospedagem é um fator que se relaciona diretamente com isso.

Uma das maiores preocupações seja para os profissionais de SEO ou para qualquer outro curioso da área, é saber escolher a hospedagem ideal para o seu site.

Esse ponto faz diferença porque a hospedagem do site irá determinar a visão geral dos serviços em que você pode encontrar nesse site, buscando sempre atender às expectativas do visitante. Você quer que o seu cliente se encante e a primeira impressão deve ser sempre a melhor possível.

Para evitar que aconteçam erros no servidor e que o seu visitante acabe voltando para a página de pesquisa, é preciso sabedoria na hora escolher.

Um estudo conduzido por um Instituto Australiano chamado “Web Hosting Austrália” constatou que 50% das pessoas abandonam um site se ele levar mais de 3 segundos para carregar. Entendeu agora a importância da sua decisão?

Você deve fazer um esforço para obter um resultado orgânico sim, mas se a hospedagem de site escolhida não for de confiança e te passar total segurança, todo esse esforço pode ser em vão.

Algumas características definem se uma empresa é amigável para SEO ou não, como por exemplo:

Tempo de disponibilidade

Também conhecido como uptime, o tempo de disponibilidade é basicamente o indicador de quanto tempo o servidor que hospeda o seu site está funcionando sem interrupções e com certeza é o ponto número um que você deve observar.

Acredite, as empresas de hospedagem não conseguem manter um site 100% ativo, então sempre haverá um tempo de inatividade, que também é conhecido como downtime, e que deve ser o menor possível.

Os melhores serviços de hospedagem oferecem até 99,9% e isso representa que por mês, seu site tem um potencial de ficar até quase 44 minutos fora do ar! E estamos falando do melhor serviço.

Quanto menor for esse tempo, melhor é o desempenho da hospedagem e, consequentemente, melhor o retorno para a sua empresa.

Quando o serviço de hospedagem apresenta um percentual grande de instabilidade, isso prejudica diretamente o SEO, isto é, seu site não irá ter um bom resultado nos mecanismos de pesquisa, principalmente se o site ficar caindo o tempo todo.

Existem algumas ferramentas gratuitas que podem te ajudar a monitorar esse desempenho de uptime, como o StatusCake e o UptimeRobot e te ajudarão a garantir que você terá escolhido a melhor empresa para hospedar o seu site.

Segurança

Se a sua empresa ou marca é nova no mercado, você precisa se consolidar e transparecer segurança de alguma forma para os seus possíveis clientes. Um design amigável e um site profissional feito sob medida para sua empresa vai influenciar mas sentir segurança no site é muito importante. Na verdade, para os usuários, é um dos pontos mais relevantes.

Nada pior para a imagem da empresa do que entrar no site e receber aquela mensagem de que o site não é confiável, não é?

E por esse motivo, o certificado SSL (que é um tipo de certificado de segurança) passa pela hospedagem do site e também conta para o ranqueamento dos sites.

Alguns serviços de hospedagem de site oferecem a instalação do certificado SSL no plano mensal e isso pode acabar tendo um custo final um pouco elevado principalmente para quem está começando.

Mas hoje existe a possibilidade da instalação de certificados gratuitos, então não tem desculpa para deixar que seu site pareça inseguro.

Velocidade

Quase não percebemos o quanto o fator velocidade se tornou primordial no nosso dia-a-dia. Estamos acostumados com muita velocidade em tudo o que fazemos e por isso o que toma mais de 1 minuto do nosso tempo pode ser considerado como algo “demorado”. E não é diferente no que se refere ao seu site.

Essa característica influencia claramente porque um site lento para carregar faz com que o tempo de permanência no site seja menor e haja um desinteresse por parte dos visitantes. Cada vez que um usuário acessa o seu site ele consome uma quantidade de recursos diretamente do servidor de hospedagem.

Seu site precisa carregar com rapidez e para isso, deve ser bem otimizado e ter um bom serviço de hospedagem. Isso irá influenciar diretamente no posicionamento nas pesquisas do Google e o que toda empresa quer é estar em destaque.

Localização

Para descobrir como a localização influencia no SEO do seu site, primeiro você precisa pensar em quem é o seu público-alvo.

Se a sua intenção é atingir o público brasileiro, o ideal é que a hospedagem do seu site seja no Brasil pois a localização influencia em termos de ranqueamento no país.

Isso não significa que você não pode hospedar o seu site no exterior. Muitas hospedagens de site do exterior oferecem um serviço de excelente qualidade e essa questão da localização pode acabar se tornando secundária. Mas é importante saber que de alguma forma essa característica irá influenciar, mesmo que seja pouco.

Na verdade, essa questão da localização pode ser impactante se o seu site tiver um volume muito grande de acessos.

Para quem está iniciando um site ou ainda está consolidando sua marca no mercado, a localização acaba ficando em segundo plano e as outras características devem ser priorizadas.

Depois de analisarmos essas características, chegamos a conclusão de que escolher uma boa hospedagem para o seu site é fundamental! Avalie bem o que cada uma das hospedagens tem a oferecer e mesmo que você esteja começando, é possível fazer uma escolha com consciência.

Avalie também o seus objetivos e tome a melhor decisão com foco no que você espera em termos de desempenho e saiba que o mais importante é a relação de custo/benefício e que hoje há muitas ferramentas gratuitas de qualidade que você pode utilizar.

Edson Junior

Desenhista Industrial, pós graduado em marketing e com MBA em Marketing e emprendedorismo em curso. Gosto de postar dicas e informações sobre tendências de design no mercado de varejo.

Em primeira mão

Chatbots Revolucionários: Transformando a Experiência do Cliente no Marketing Digital

No cenário dinâmico do marketing digital, os chatbots emergiram como verdadeiros catalisadores de inovação, redefinindo… Leia Mais

% dias atrás

5 melhores estratégias de marketing para aumentar suas vendas

Para permanecerem competitivos e lucrativos, é crucial que as empresas atraiam continuamente novos clientes para… Leia Mais

% dias atrás

A Jornada para a Vitória nas Cartas

Seja bem-vindo ao emocionante mundo do Poker Online, onde as cartas estão sempre embaralhadas e… Leia Mais

% dias atrás

Campanhas sazonais: como vender mais em datas comemorativas?

No mundo do marketing, há momentos-chave que oferecem oportunidades únicas para estimular as vendas e… Leia Mais

% dias atrás

Quais são as redes sociais mais usadas atualmente?

Hoje vamos embarcar em uma jornada pelo mundo das redes sociais. Se você tem uma… Leia Mais

% dias atrás

Marketing 360 graus: o que é e quais as principais ferramentas?

Olá entusiasta do marketing! Se você está entrando no mundo do marketing (ou já está nele),… Leia Mais

% dias atrás

Utilizamos cookies para aprimorar a sua experiência de navegação.