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O que é Inside Sales?

Resolvi escrever sobre o inside sales que virou um assunto que dominou as redes sociais e principalmente os negócios nos últimos tempos por conta da pandemia do coronavírus.

Podemos dizer que essa técnica de venda antes era vista como algo vanguardista ou “contemporâneo” lá nos anos 2010. Em alguns anos depois virou commodity com o boom de ferramentas como nutrição de leads, CRM como Saas e Automação comercial.

Agora em 2020 virou questão de sobrevivência com boa parte das empresas trabalhando home office e o time de vendas trabalhando internamente.

Qual é a definição de Inside Sales?

Primeiro o termo “Inside Sales” quer dizer “Vendas Internas” e a definição de inside sales vendas internas refere-se a qualquer tipo de venda que é tratadas remotamente.

Na última década, as vendas internas tornaram-se o modelo de vendas dominante para os representantes de B2B (vendas de empresa a empresa), tecnologia, SaaS e uma variedade de indústrias B2C (vendas de empresa ao consumidor final) que vendem itens de alto valor.

O vendedor interno rotineiramente envolve transações e negociações por telefone, e-mail e também através de redes sociais como LinkedIn por exemplo que é denominada como Social Selling (Vendas por redes sociais).

O Inside Sales não é telemarketing

Ao contrário dos operadores de telemarketing, os profissionais de vendas internos são altamente treinados, qualificados e possuem uma grande dominância sobre o produto ou serviço que estão vendendo.

Como um profissional de Inside Sales é chamado?

O profissional de inside sales pode ser chamado de SDR do inglês Sales Development Representative(Representante de vendas), ou Pré Vendedor, Consultor de vendas ou novos negócios.

Graças aos avanços na tecnologia de comunicações, os representantes de vendas internos podem fazer apresentações, realizar demonstrações e executar a maioria das funções tradicionalmente tratadas pelos representantes em campo.

Diferença entre vendas internas e externas?

A diferença entre o vendedor de campo com o inside sales é o fato de toda venda ser feito internamente sem a necessidade de sair do escritório.

Quais as vantagens entre Vendas Internas (Inside Sales) e Vendas Externas (Field Sales)?

O sistema de inside sales possui uma série de vantagens em relação ao sistema tradicional de vendas em campo como podemos citar abaixo:

  • É mais econômico já que dispensa deslocamento, carros, uber e etc.
  • É mais efetivo pois é possivel apresentar diversos materiais de um único lugar.
  • Permite uma melhor colaboração e interação.
  • Oferece ferramentas de representantes que aumentam a produtividade, como atender varios clientes em um único momento.
  • Elimina o deslocamento tornando o processo de venda mais rapido.

Quais as desvantagens?

Assim como todo processo de venda é necessário investir:

  • Em tecnologia.
  • Em ferramentas para manter o contato próximo com seu cliente.
  • Automação de marketing.

Por isso o profissional de vendas internas deve ser muito organizado. Abaixo listei algumas desvantagens do processo de venda interno:

  • Alguns clientes ainda preferem o velho aperto de mão.
  • É necessário investir em ferramentas modernas para se organizar.
  • Exige com que o vendedor esteja sempre em contato com seu cliente através de diversas ferramentas.
  • Exige muito conhecimento de tecnologia, softwares de conferência, CRM entre outros.

Como a Edm2 pode me ajudar?

Em conclusão aqui na Edm2 começamos a investir no processo de venda interna já fazem 5 anos e passamos a oferecer consultoria de marketing para empresas.

Conte aqui a sua experiência sobre a técnica de vendas internas.

Eduardo Danton

Publicitário e estrategista de marketing com 14 anos de experiência na área de marketing. Atuei como especialista de marketing em redes de lojas, fabricantes de insumos e como inside sales em multinacional de tecnologia. Gerente de Projetos formado pela FGV. Certificado em SPSS, Cognos, Unica NetInsight, Core Metrics, Oracle SIEBEL, SugarCRM, Pipedrive e Mautic.

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