Marketing

O marketing digital nos novos trabalhos online

O Brasil e o mundo estão sentido mudanças no mercado de trabalho, se tornando cada vez mais comum que as pessoas busquem alternativas online. Os novos trabalhos que vão surgindo na Internet exigem o recurso ao marketing digital para garantir o sucesso de seus empreendedores. Saiba qual o papel do marketing digital nos novos trabalhos online.

A economia internacional e, em particular, a economia Brasileira, estão criando nas pessoas a necessidade de buscar alternativas e soluções para conseguirem fazer uma gestão mais equilibrada de suas finanças.

Os elevados números do desemprego e as remunerações insuficientes fazem com que, um pouco por todo o globo, as pessoas busquem sugestões para ganhar dinheiro online.
O papel das novas tecnologias e da Internet nesse processo tem sido visível e existem cada vez mais pessoas se voltando para o online, com a finalidade de obter algum dinheiro extra ou de criar uma carreira.

Esse processo, que está levando as pessoas a trabalhar remotamente, em vários setores, faz com que o empreendedorismo brasileiro demonstre um forte crescimento, sendo que um dos meios prediletos dos empreendedores digitais no Brasil é o varejo online.
Ainda que o e-commerce, bem como os demais trabalhos digitais, seja um espaço de oportunidade, a verdade é que os mercados digitais estão hoje muito saturados, existindo uma forte concorrência. Isso faz com que se torne necessário um processo de aprendizagem face às estratégias que podem garantir o sucesso, incluindo as relacionadas com o marketing digital.

De fato, hoje, para que um trabalho digital possa ter sucesso, a aplicação de estratégias de e-marketing é fundamental. Venha conhecer o papel do marketing digital para os trabalhos online do século XXI.

1. Marketing digital e e-commerce

Como referenciámos anteriormente, o e-commerce é um dos setores mais escolhidos pelos empreendedores digitais do Brasil e, por isso, também um dos mercados em desenvolvimento, cujo crescimento manifesta taxas interessantes.

Um estudo da Paypal com a BigData Corp concluiu que, apenas em 2019, o crescimento desse mercado no Brasil teria sido de 37,5%, com o aparecimento de inúmeras lojas online.
Mais lojas online significa também uma maior concorrência, o que significa que, para as novas lojas, pode ser bem complexo o processo de apresentação ao consumidor e a fidelização de um público.

Para que isso seja possível, se torna necessário o investimento pessoal, de tempo e muitas vezes financeiro em marketing digital, já que serão as estratégias aplicadas a gerar tráfego orgânico e pago para seu site, garantindo as vendas dos seus produtos.

2. Marketing digital e redes sociais

Também as redes sociais estão surgindo, cada vez mais, como espaço de trabalho para muitas pessoas. Além de serem fundamentais para quem tem uma loja online, essas redes são um espaço de partilha e criação de tendências que aglomera um público vasto e permite a aplicação de variadas estratégias de marketing.

Redes sociais como o Youtube, o Facebook ou o Instagram (ou, mais recentemente, mesmo o Tik Tok) têm se revelado espaços para o aparecimento de um novo tipo de trabalho: o de influenciador digital.

Os influenciadores digitais são pessoas cujo trabalho se prende, justamente, com a utilização de ferramentas de marketing, utilizando seus conhecimentos, personalidade ou experiências para apoiar a promoção de determinados produtos, marcas ou estilos de vida.

3. Marketing digital e criadores de conteúdos

O marketing digital tem também um papel para os criadores de conteúdos digitais, que utilizam meios como os blogs e os vlogs para chegar até seus públicos.
Existem estratégias de promoção específicas para esse tipo de plataforma, que podem garantir o encontro com os públicos e sua fidelização, promovendo um maior interesse junto de patronos, patrocinadores e investidores.

Sendo estes os principais responsáveis pelo retorno financeiro desses profissionais, a aposta em estratégias de marketing digital consistentes é bem importante para garantir o seu sucesso online.

Este marketing pode adotar várias estratégias, incluindo publicidade paga, presença nas redes sociais, marketing de afiliados ou email marketing.

4. Marketing, freelancers e venda de produtos não físicos

As ferramentas de marketing digital também podem ser usadas para promover trabalhos por conta própria nos mais diversos setores e para apoiar a venda de produtos e conteúdos que não tenham uma forma física, como conhecimentos ou experiências.

Com as ferramentas de marketing corretas se torna possível, por exemplo, encontrar potenciais interessados em workshops, cursos, aulas ou formações digitais; bem como vender aulas de yoga ou personal trainer sem sair da própria sala.

Além disso, pode ainda ser um marketing ancorado em alguns produtos exclusivamente digitais, como livros no formato de e-book ou explicações de idiomas em áudio.

Esse tipo de marketing irá tentar maximizar as receitas dos profissionais que vendem esse tipo de conhecimento ou serviço, ajudando a garantir a sua presença digital, de forma mais intensa e aproximando-o do público interessado.

Edson Junior

Desenhista Industrial, pós graduado em marketing e com MBA em Marketing e emprendedorismo em curso. Gosto de postar dicas e informações sobre tendências de design no mercado de varejo.

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