Marketing

O Conceito do Marketing 360º

O marketing 360º é uma estratégia na qual os investimentos não são direcionados para um único canal de comunicação.

Em vez disso, consiste em um conjunto de ações que se vale de canais online (por exemplo, campanhas patrocinadas, redes sociais, marketing de conteúdo etc.) e offline (publicidade em ônibus, panfletos, etc) para realizar uma campanha.

É exatamente isso que diferencia o marketing 360º de outras estratégias de marketing, visto que é seu conceito se utilizar de diferentes canais para acelerar o alcance dos objetivos de uma empresa.

Assim, cabe perguntar: sua empresa investe em marketing 360º? Se você deu uma resposta negativa, leia o post, pois apresentamos quatro vantagens que essa estratégia pode oferecer à sua empresa.

O marketing 360º oferece destaque no mercado.

Ficar à frente da concorrência é um desafio para muitas marcas, e as que investem no marketing 360º têm maior probabilidade de atingir esse objetivo. Isso porque essa estratégia permite a sua empresa contar com vários canais, tanto online como offline, para estabelecer contato com seu público.

Por exemplo, no lugar de apenas contar com um perfil na rede social para conversar com seu público, o marketing 360º possibilita que faça isso utilizando vários. Ou seja, onde quer que seus clientes ou potenciais clientes estejam, sua marca pode estar, o que a diferencia no mercado.

No entanto, vale ressaltar que para usar de forma eficiente e estratégica o marketing 360º, é preciso elaborar um bom planejamento, que seja capaz de mapear os canais que seu público utiliza ou está propenso a usar.

Focado em atrair novos clientes.

Ao investir no marketing 360º, uma empresa pode atrair mais clientes e, consequentemente, aumentar suas vendas.

É provável que queira saber como, certo? É simples ter a certeza disso.

Supondo que sua marca use apenas o e-mail como canal de contato com os clientes ou potenciais clientes, ela só conseguirá atrair novas oportunidades de negócios oriundos dessa estratégia.

Agora imagine criar uma campanha estruturada com diversos canais de contato, como e-mail, redes sociais, site, blog, telefone, ponto de venda e outros? Sem dúvida, isso fará com que sua organização atraia mais clientes.

Branding: Melhora da imagem da empresa.

Ilustração por Mark Rise

O Marketing 360° abrange diferentes canais de engajamento com os consumidores e as empresas podem utilizar essa estrutura online e offline para aprimorar sua imagem no mercado e consolidar-se em seu nicho.

Vale lembrar que o valor de uma marca depende de como os clientes a percebem, e essa percepção pode ser reforçada (positivamente) por meio dos diferentes canais que compõem o marketing 360º.

Melhora o relacionamento da empresa com seus clientes.

Sem dúvida alguma, a presença em diferentes canais torna a comunicação com os consumidores mais aberta, resultando em um relacionamento mais forte entre a empresa e seus clientes.

Mas, como o marketing 360º pode ajudar? Por se tratar de uma estratégia que se vale de diversos canais para dialogar com os clientes e potenciais clientes, sua empresa pode fornecer conteúdos a seus clientes, assim como um atendimento de qualidade por meio desses canais.

Por exemplo, oferecer conteúdos no blog e e-mail, assim como aprimorar o atendimento ao cliente via telefone e chat em site.

Como você pode notar, são diferentes canais sendo usado para alcançar um só objetivo: melhorar o relacionamento de uma empresa com seus clientes.

Ao construir um bom relacionamento com os clientes, sua organização pode fortalecer sua posição no mercado e acelerar o alcance de outras metas, como aumentar as vendas e os lucros.

Agora que você conhece os benefícios de investir em Marketing 360º, não há mais desculpas. Como vimos, é uma estratégia que pode garantir que seus objetivos de negócios sejam alcançados rapidamente.

A boa notícia é que hoje existem empresas especializadas nessa área e que podem oferecer ao seu negócio um serviço de excelência.

A Edm2 é uma agência focada no Marketing 360º e pode ajudar sua empresa a alavancar seu crescimento. Aproveite o momento para acessar nosso site para nos conhecer melhor. Aproveite!

Eduardo Danton

Publicitário e estrategista de marketing com 14 anos de experiência na área de marketing. Atuei como especialista de marketing em redes de lojas, fabricantes de insumos e como inside sales em multinacional de tecnologia. Gerente de Projetos formado pela FGV. Certificado em SPSS, Cognos, Unica NetInsight, Core Metrics, Oracle SIEBEL, SugarCRM, Pipedrive e Mautic.

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