Marketing em tempos de crise

Fonte: Reprodução

Recentemente o noticiario só tem mostrado números negativos, instabilidade governamental e várias otras notícias pouco otimistas sobre o cenário político e econômico. Obviamente diversas empresas principalmente os seus dirigentes começam a determinar corte de gastos durante a crise e em muitos casos o marketing e o budget publicitário são os principais alvos. Mas será que é realmente positivo adotar cortes ou suspenção das atividades de marketing de sua empresa?

Alguns estudos nos EUA mostraram que durante a recessão de 2008 diversos produtos e serviços continuaram a vender normalmente. Isso quer dizer que muitos produtos não são impactados pela recessão. É claro que o consumidor e muitas empresas ficam mais seletivas na hora de efetuar uma compra mas tudo vai depender da forma como esse produto ou serviço é apresentado. Fonte: Inc Magazine.

Empresas que fizeram cortes administrativos e até mesmo de produção tendem a ter um desempenho melhor na crise do que empresas que cortaram a sua verba de marketing. Por outro lado empresas que fizeram cortes no marketing tiveram uma piora significativa de seu faturamento. Ou seja cortar custos faz parte em tempos de recessão mas é muito importante ponderar o que deve ser suspenso. Fonte: ADWEEK-2014.

No Brasil não é muito diferente, a todo instante vemos demissões e mais demissões acontecendo, um bom exemplo disso é o setor automobilístico que apesar de queda abrupta em vendas continuam a investir em publicidade no horário nobre e até mesmo em outros meios para tentar reverter o quadro depressivo em vendas.

Basicamente cortar o invesitmento de marketing pode soar como um alívio mas tem um lado ruim nisso, você pode estar cortando  os principais mecanismos para que sua empresa continue a vender, dessa forma o gasto com marketing e publicidade deve ser cuidadosamente analisado.

Aqui na Edm2 atendemos empresas de pequeno e médio porte notamos que algumas empresas optaram em reduzir os seus gastos com mídia e outras por outro lado aumentaram as que reduziram tiveram queda ainda maior nas vendas e as que aumentaram ou cresceram ou mantiveram a sua performance.

Em tempos de crise corte de custos devem ser cuidadosamente analisados pois as vezes cortamos aquilo que é nossa salvação.

Eduardo Danton

Publicitário e estrategista de marketing com 14 anos de experiência na área de marketing. Atuei como especialista de marketing em redes de lojas, fabricantes de insumos e como inside sales em multinacional de tecnologia. Gerente de Projetos formado pela FGV. Certificado em SPSS, Cognos, Unica NetInsight, Core Metrics, Oracle SIEBEL, SugarCRM, Pipedrive e Mautic.

Em primeira mão

Chatbots Revolucionários: Transformando a Experiência do Cliente no Marketing Digital

No cenário dinâmico do marketing digital, os chatbots emergiram como verdadeiros catalisadores de inovação, redefinindo… Leia Mais

% dias atrás

5 melhores estratégias de marketing para aumentar suas vendas

Para permanecerem competitivos e lucrativos, é crucial que as empresas atraiam continuamente novos clientes para… Leia Mais

% dias atrás

A Jornada para a Vitória nas Cartas

Seja bem-vindo ao emocionante mundo do Poker Online, onde as cartas estão sempre embaralhadas e… Leia Mais

% dias atrás

Campanhas sazonais: como vender mais em datas comemorativas?

No mundo do marketing, há momentos-chave que oferecem oportunidades únicas para estimular as vendas e… Leia Mais

% dias atrás

Quais são as redes sociais mais usadas atualmente?

Hoje vamos embarcar em uma jornada pelo mundo das redes sociais. Se você tem uma… Leia Mais

% dias atrás

Marketing 360 graus: o que é e quais as principais ferramentas?

Olá entusiasta do marketing! Se você está entrando no mundo do marketing (ou já está nele),… Leia Mais

% dias atrás

Utilizamos cookies para aprimorar a sua experiência de navegação.