Marketing

Como surgiu a inteligência artificial?

Além de conhecer a história sobre como surgiu a inteligência artificial, entenda como esta tecnologia contribui com estratégias de marketing.

Você seria capaz de imaginar a data onde tudo começou e como surgiu a inteligência artificial?

Sem dúvidas, de acordo com a história, podemos dizer que o ano de 1950 foi determinante para o que hoje conhecemos como IA.

Na época, Alan Turing, criptógrafo e matemático britânico, e teórico de Inteligência artificial, perguntou se as máquinas podem pensar?

O que parecia uma ideia estranha para aquele tempo, hoje temos uma percepção ainda mais complexa, que é saber o que as máquinas não podem fazer.

Ou seja, Turing é uma das personalidades mais importantes para a concepção da tecnologia que temos hoje em nossas mãos.

A partir de suas análises podemos entender mais sobre o uso de dados como fonte de informação para atender as demandas mais urgentes.

O que rendeu a ele o fardo de “pai da computação” foi sua ferramenta usada pelos ingleses na Segunda Guerra Mundial para decifrar o código alemão chamado “Enigma”.

Por exemplo, o resultado disso deu origem ao que chamamos de Business Intelligence (BI), representando a aplicação das ideias de Turing de criar sistemas que interpretam dados.

Depois de saber como surgiu a inteligência artificial, precisamos entender como ela consegue facilitar nossas vidas em diferentes aspectos.

Neste artigo, nosso objetivo é mostrar como a tecnologia da inteligência artificial pode ser aplicada em estratégias de marketing.

Como surgiu a inteligência artificial e seu impacto no marketing das empresas

Como vimos até agora neste artigo, a Inteligência Artificial foi descoberta há pouco mais de 70 anos e para entender a sua importância para nós atualmente, precisamos conhecer suas aplicações.

Prontos para saber como a IA pode impactar positivamente os negócios?

Decisões estratégicas

Certamente a Inteligência Artificial age na simplificação de tarefas e uma das mais importantes é a tomada de decisão.

Com base em dados reais, os gestores de empresas podem decidir o que é melhor para a operação da empresa de acordo com informações assertivas.

Mas, sem dúvidas isto só acontece a partir de um sistema de Big Data para que seja possível suportar um grande volume de dados não-estruturados.

Maior poder de segmentação e automação

De uma só vez, a inteligência artificial permite que as operações entreguem o produto ou serviço para as pessoas que demandam ou que podem precisar.

Tudo isso acontece a partir de algoritmos, sabia?

Com ele podemos sugerir produtos de acordo com o perfil de cada consumidor, aumentando a assertividade da estratégia.

Já a automação é o que dá maior velocidade aos processos porque as tarefas repetitivas e burocráticas das empresas passam a ser feitas pelas máquinas.

Processos mais assertivos

A Inteligência Artificial também tem como característica ampliar e melhorar o monitoramento da operação de uma empresa.

Principalmente os sistemas que usam equipamentos de computação como sensores, câmeras, registros em softwares de monitoramento, por exemplo.

Além disso, os dados gerados pelos sistemas de bancos de dados, relatórios e históricos conseguem identificar e até prever falhas e pontos fracos em cada processo.

Sabe o que isso representa?

Em primeiro lugar, redução de gastos à medida em que as ações se tornam mais eficientes.

Depois, os sistemas inteligentes aprendem e passam a prever possíveis erros no sistema e as providências que devem ser tomadas.

Como surgiu a Inteligência Artificial no Marketing

Sem dúvidas, a IA influencia as estratégias de marketing principalmente por conseguir  mapear as tendências de mercado, assim como o comportamento do consumidor.

Umas das ferramentas mais usadas hoje pelos gestores de marketing é o chatbot, sistema capaz de ajudar no atendimento ao cliente no ambiente digital.

Sabe aquele atendimento automatizado nos sites e nas redes sociais? É esse.

Nesse caso, a inteligência artificial permite ao robô interagir de forma básica com pessoas reais dentro do ambiente online.

Por outro lado, a IA contribui com a avaliação correta sobre o comportamento do usuário com base nos hábitos do público determinado.

Em outras palavras, aquele anúncio certo, na hora certa, do produto ou serviço que você se interesse, não é um simples acaso, ok?

Estrategicamente, a IA no marketing permite que as marcas ofereçam ou recomendem produtos para pessoas com mais chances de comprar.

Deu para entender a relação entre a inteligência artificial e o marketing de hoje?

A Edm2 é uma empresa de marketing full service, com 10 anos de expertise, e temos como um de nossos pilares de inovação a Inteligência Artificial voltados a otimização de sites e anúncios google.

Eduardo Danton

Publicitário e estrategista de marketing com 14 anos de experiência na área de marketing. Atuei como especialista de marketing em redes de lojas, fabricantes de insumos e como inside sales em multinacional de tecnologia. Gerente de Projetos formado pela FGV. Certificado em SPSS, Cognos, Unica NetInsight, Core Metrics, Oracle SIEBEL, SugarCRM, Pipedrive e Mautic.

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