Marketing

As melhores formas de como divulgar sua empresa

Muitas pessoas me procuram perguntando: Quais as melhores formas de como divulgar sua empresa? Com isso resolvi fazer um texto para dar algumas ideias para você começar da melhor forma possível.

Comece com um planejamento

Antes de tudo, você precisa fazer um planejamento completo sobre as atividades de divulgação atuais da empresa e suas oportunidades no mercado.

Para isso, é importante avaliar todos os canais e conteúdos que a empresa possui e tem usado para transmitir suas mensagens, além de compreender a forma que sua marca está posicionada.

Para fazer um planejamento mais efetivo em relação ao mercado, você pode usar ferramentas como a Análise SWOT para descobrir quais são as oportunidades e ameaças lá fora, e ainda identificar quais são os pontos fortes e fracos internamente.

Trace Metas e Objetivos realistas

Agora que você já tem um diagnóstico da empresa através da matriz SWOT é necessário atribuir metas e objetivos para sua divulgação.

Por exemplo: Qual o objetivo de uma campanha no Instagram? Atrair clientes, divulgar a marca, expor um produto? Quantas pessoas pretendemos impactar durante a campanha?

Outro exemplo: Qual será a meta de uma promoção de um produto em liquidação? Aumentar as vendas em 20%?

Portanto seja sempre realista com metas e objetivos, é importante deixar claro a proposta e a finalidade da sua divulgação.

Defina com qual público você quer interagir

Outro ponto importante é definir o seu público alvo, são empresas, pessoas de uma determinada idade ou então pessoas que tem gostos definidos como “amantes de pet” ou que se interessam por ciências.

Ou seja determinar uma ideia de público é fundamental para que você possa entregar a mensagem que seu público tem maior chance de interagir.

Foque em relacionamento e não em vendas

Em primeiro lugar, é importante você atrair a atenção das pessoas expondo claramente o que você tem oferecer, mostrar diferenciais, justificar o uso e mostrar curiosidades é fundamental.

Geralmente as pessoas tendem a se relacionar melhor com marcas que contam uma história por trás de um produto ou serviço. Dessa forma o engajamento poderá gerar vendas.

Como divulgar sua empresa?

Veja abaixo uma lista básica de canais que você pode começar a usar para divulgar a sua empresa.

  1. Google: Será necessário ter um site para que você possa divulgar sua empresa, produtos ou serviços no Google.
  2. Redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter, TikTok são ótimos canais de relacionamento e também importantes ferramentas de divulgação principalmente para negócios locais como cabelereiros, dentistas, médicos, restaurantes e etc.
  3. Email marketing: Obter contatos de clientes e enviar conteúdo relevante sobre sua empresa é uma forma bem eficiente de divulgação.
  4. Marketplaces: Aqui é mais voltado para novas lojas online/e-commerce. Atraia tráfego a seus produtos publicando eles nos principais marketplaces do país como: B2W, Mercado Livre, Magazine Luiza e etc.
  5. Participe de feiras e eventos: Apesar de durante a pandemia de COVID-19 muitos eventos foram suspensos mas mesmo assim participar de feiras e eventos sempre foi uma ótima forma de fazer networking seja visitando uma feira ou até mesmo como expositor.

Fiz uma postagem sobre canais de marketing que pode te ajudar a ampliar essa lista 🙂

Conclusão

Portanto, quando falamos de divulgação de empresas lembre-se: “Quem não é visto não é lembrado!” Por isso seja criativo e mantenha o foco nas ferramentas de acordo com o seu público alvo.

Agora, nós da Edm2 podemos ajudar você na divulgação de seu negócio, entre em contato com a nossa equipe de especialistas ou se preferir através dos comentários abaixo.

Eduardo Danton

Publicitário e estrategista de marketing com 14 anos de experiência na área de marketing. Atuei como especialista de marketing em redes de lojas, fabricantes de insumos e como inside sales em multinacional de tecnologia. Gerente de Projetos formado pela FGV. Certificado em SPSS, Cognos, Unica NetInsight, Core Metrics, Oracle SIEBEL, SugarCRM, Pipedrive e Mautic.

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