O que faz o departamento de marketing?

Última Atualização em 8 de setembro de 2022 por Eduardo Danton

departamento de marketing

Existe muita confusão sobre as responsabilidades do departamento de marketing dentro das empresas. Muita gente confunde marketing com vendas, comercial e é muito comum inclusive que em algumas empresas o responsável pela área comercial acabe exercendo as funções do marketing. No entanto não recomendamos que as duas funções se misturem.

Abordamos um assunto comparando os dois setores em Diferenças entre departmento comercial x Marketing.

Afinal quem é responsável pelo marketing?

Infelizmente por falta de conhecimento algumas empresas se referirem ao marketing como alguém que “mexe no Photoshop” mas sabemos que a atividade do marketing vai muito além disso.

Por isso que muitos profissionais da área acabam se sentindo pouco valorizados, mas isso é uma outra conversa.

O marketing pode ser feito por qualquer profissional que tem como função planejar ações, estratégias, gerar demanda para venda de produtos/serviços de uma organização.

Qual a definição de marketing?

Segundo estudiosos do assunto como Kotler e Peter Drucker podemos definir marketing:

“O marketing envolve a identificação e a satisfação das necessidades humanas e sociais. Uma das mais sucintas e melhores definições de marketing é a de “suprir necessidades gerando lucro”. KOTLER, 2012 14ed.

“Marketing é o processo de planejar e executar a definição do preço, promoção, distribuição de ideias, bens e serviços com o intuito de criar trocas que atendam metas individuais e organizacionais”.  DRUCKER, 2012 p5.

Criamos um artigo mais completo para definir O que é marketing.

Quais são as principais atividades do departamento de marketing em uma empresa?

O setor de marketing da empresa é responsavel por uma série de atividades como:

  • Planejamento da comunicação da empresa.
  • Gerenciamento de comunicação.
  • Traçar objetivos e metas de comunicação.
  • Desenvolver e gerenciar campanhas promocionais.
  • Definir canais e formas de atrair novos clientes.
  • Analisar e mensurar resultados de campanhas.
  • Gerenciamento produção multimídia.
  • Criação de conteúdo e monitoramento de redes sociais e websites.
  • Gerenciar fornecedores como gráficas e agências de publicidade ou marketing.

O departamento de marketing tem como principal finalidade estuda o mercado e os clientes, determina o melhor modo para atingir estes clientes (definição de target) e representa a empresa com uma voz consistente. Por isso o marketing não deve se limitar apenas a atividades voltadas a venda.

E o marketing nem sempre pode ser feito por uma única pessoa, algumas empresas possuem grandes setores de marketing com uma equipe multidisciplinar.

Pequenas empresas geralmente possui um profissional dedicado ou que terceiriza uma parte do trabalho com agências de marketing como é o nosso caso.

Por isso que é importante considerar a contratação de uma agência de marketing para executar todas as atividades de comunicação de uma empresa.

15 thoughts on “O que faz o departamento de marketing?”

  1. Boa tarde!! estol estudando e tenho que apresentar um manual de rotina do setor de marketing ,não encontrei muitas informações especificas para fazer minha apresentação pois não conheço muito sobre essa área , mas sei que e uma das mais importantes.
    vocês poderiam me ajudar se for possível?

    Responder
      • Tentei enviar um email com minhas duvidas mas apareceu esta mensagem, vocês poderiam me ajudar!!

        Entrega para os seguintes destinatários falhou permanentemente:

        [email protected]

        Detalhes técnicos da falha permanente:
        Google tentou entregar a mensagem, mas foi rejeitado pelo servidor para o domínio do destinatário edm2marketing.com por edm2marketing.com . [96.30.13.108].

        O erro que o outro servidor retornou foi:
        550 O usuário não existe Aqui

        Responder
    • Oi Adriana, marketing é o departamento que apresenta à empresa quais os caminhos existentes, qual a melhor rota e como a empresa deve caminhar por esta rota.

      Responder
  2. Acho que vocês misturam muito marketing com marketing digital.
    Entendo gestão em marketing é uma coisa, gestão em comunicação é outra coisa e gestão comercial é outra completamente diferente.
    O grande problema é que hoje, enquanto as faculdades separam as atribuições, as pessoas estão agregando funções a um profissional só.
    O Profissional do Marketing tem como principal função, criar estratégias para promover um serviço/produto/marca e não estar atrás de arte finalista fazendo layouts para impressões gráficas. Essa função de criar layouts, é da publicidade, que tem muito mais haver com a comunicação e não do Marketing. O Profissional do Marketing tem a função de “cabeça pensante ” O cara que cria a ideia e se a empresa quiser, ele executa, mas cada um em suas atribuições.

    Responder
    • Hoje em dia é fundamental ter um departamento de marketing, justamente pelas atividades que são de responsabilidade desse time de profissionais. Marketing é investimento não é despesa, é o que auxilia atrair e reter clientes dentro de uma organização.

      Responder
  3. Muito boa noite,

    Podem sff ajudar-me a responder as seguintes perguntas:
    Imagine que está a falar sobre marketing com o seu professor
    de marketing. O professor diz-lhe que deve estar atento ao panorama de marketing
    em evolução que qualquer empresa enfrenta (conscientemente ou não) diariamente.
    Quando pensa sobre empresas que conhece relativamente bem, ou onde trabalha,
    como é que a função de marketing está organizada? Está constantemente a tentar
    perceber a dinâmica do mercado e corresponder com capacidades e recursos internos
    para desenvolver ofertas valiosas?

    obrigada

    Responder
    • Oi Joana,

      Boa pergunta, na realidade o marketing deve estar sempre atento as tendências do mercado com a finalidade de encontrar oportunidades não somente voltada a ofertas mas também a posicionamento de marca. Portanto a função de marketing é muito dinâmica.

      Responder

Leave a Comment

Abrir Chat
1
Olá, me chamo Eduardo e sou estrategista de marketing da Edm2, em que posso ajudar?