O Que é Marketing?

o que é marketingSe te perguntassem hoje: O que é marketing? Qual seria a sua resposta?
Com certeza, cada pessoa daria uma resposta diferente da outra, afinal, marketing pode ser tudo e mais um pouco.
O que mais vemos é pessoas dizendo que marketing é propaganda. E, acreditem, não é. Pelo menos não só isso.
Marketing, na verdade, é um compilado de muitas coisas. Propaganda, vendas, promoção, divulgação.

Definição de Marketing segundo Philip Kotler

Segundo o renomado Philip Kotler, o pai do marketing moderno, “Marketing é um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros”. Ou seja, marketing é um conjunto de processos que acontecem simultaneamente com o objetivo de atingir o desejo do consumidor.

Marketing segundo Peter Drucker

De acordo com o pai da administração moderna Peter Drucker o marketing desempenha uma função básica porém fundamental para o mundo dos negócios:
“A meta do marketing é conhecer e entender o consumidor tão bem, que o produto ou serviço se molde a ele e se venda sozinho.”

Entender o consumidor é a melhor campanha de marketing.

Não importa o seu objetivo. Venda, divulgação, promoção, branding. O resultado esperado é sempre impactar e entender o consumidor, podendo, assim, oferecer a ele o que há de melhor dentro do seu ramo de trabalho.
Logo, marketing é possível sem propaganda. E se seu departamento de marketing só faz propaganda, então ele é apenas um departamento de comunicação, um dos braços do marketing.

O Departamento de Marketing deve traçar objetivos, buscar novas estratégias e atingir metas. Ou seja, saber cada passo pra chegar ao objetivo. Planejamento, ação, monitoração, criação, atendimento. Tudo isso deve ser feito para
analisar seu cliente, saber o que ele precisa, e como você chegará nele. E ai, você está fazendo seu marketing?

Deixe uma resposta