Vendas pelas redes sociais

Última Atualização em 10 de março de 2014 por Eduardo Danton

Redes sociais são importantes
Fonte: Shutterstock

Você sabia que oitenta e sete por cento das empresas e profissionais de altos cargos estão ativos no LinkedIn, tornando-se top site de mídia social, seguido pelo Twitter (80%), Facebook (80%) e YouTube ( 61%). A mídia social é importante não só para manter um olhar atento sobre a reputação da sua marca, mas também para a identificação de novas oportunidades de vendas e cultivar leads (potenciais clientes).
A inatividade em mídias sociais não só define o seu negócio para vulnerabilidades em tempo real, mas também faz com que sua empresa perca clientes novos. Aqui estão 5 dicas sobre como usar as mídias sociais para gerar leads de vendas e expandir o alcance do seu negócio.

1 – Use o LinkedIn para gerar demanda de venda social

O LinkedIn não é apenas para pesquisadores de trabalho. De acordo com a ComScore, mais de 33,4 milhões de profissionais visitam o LinkedIn a cada mês para construir e manter contatos profissionais, trocar ideias com especialistas do setor industrial e gerar demanda de vendas. No jogo de “é tudo que você sabe“, o LinkedIn é o melhor lugar para se conectar com as pessoas da sua área. Use um software de automação de marketing para manter o controle sobre os perfis de seus contatos de negócios do LinkedIn e saiba quando os contatos estão a procura de informações industriais. Com a correta inteligência, é possível identificar as oportunidades de vendas em andamento.

2 – Transforme saídas de dados em ações
Você está twittando no ciberespaço – ou são leads de vendas reais respondendo a sua mensagem? Os dados de mídias sociais são uma fonte significativa para entender como seus clientes e até mesmo seus potenciais clientes se comportam. Mas, se esses dados forem definhando numa planilha do Excel, ele não está sendo útil. Verifique suas interações e métricas de desempenho. Qual é o alcance da mídia social da sua empresa? Quem retuita ou gosta de suas mensagens? Compreender o alcance dos seus dados fornece informações importantes sobre o seu mercado alvo. Como é possível aproveitar essas informações para atender melhor seus clientes?

3 – Identifique oportunidades upselling
A mídia social é uma plataforma privilegiada para a identificação de oportunidades potenciais upselling. Use o LinkedIn, o Facebook e o Twitter para acompanhar a expansão dos negócios, crescimento e novas contratações. Todas essas mudanças representam oportunidades potenciais para o seu negócio. Ao se conectar com clientes potenciais e clientes nas mídias sociais, a sua empresa será melhor posicionada para tirar proveito dessas oportunidades.

4 – Melhore a sua reputação social
Sendo a responsabilidade corporativa um imperativo social cada vez mais crítico, a mídia social é a chave para ligar o seu negócio a causas socialmente responsáveis. Seja limitando a sua pegada de carbono corporativa ou apoiando uma organização local sem fins lucrativos, o marketing de mídia social é totalmente construida de relacionamentos – e o marketing social é fundamental. Os consumidores são mais propensos a se identificar com as marcas do que com verdadeiras causas. Use a mídia social para gerar entusiasmo em torno de uma causa que interessa a seus clientes alvo e clientes.

5 – Prestação de serviço instantâneo
Assistência social é o novo atendimento ao cliente. Atualmente os clientes esperam atendimento rápido, imediato e eficaz. A mídia social tem condicionado os clientes a esperarem um feedback instantâneo. Falha em fornecer uma resolução de imediato não só pode levar à insatisfação do cliente, mas também causar ainda mais danos do que o erro de atendimento.

Mantenha os clientes atuais felizes e incentive os potenciais clientes a escolherem o seu negócio, oferecendo uma conta no Twitter ou Facebook dedicada ao atendimento. E, enquanto uma resposta favorável é sempre o melhor, lembre-se que uma resposta rápida é tão importante quanto, especialmente se há pouco que se pode fazer imediatamente para resolver o problema.

Os clientes satisfeitos, particularmente aqueles que tiveram contato através de problemas, são seus melhores advogados e fonte principal de referência.

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Olá, me chamo Eduardo e sou estrategista de marketing da Edm2, em que posso ajudar?