Qual o papel do marketing dentro de uma organização?

Última Atualização em 15 de outubro de 2019 por Eduardo Danton

marketing

O marketing é indispensável para o sucesso de um negócio. Com o mercado em crise, muitas empresas estão sofrendo com a queda constante de vendas.
Se você tem uma companhia, mas não está contente com os resultados que ela está alcançando, saiba que você pode melhorar e muito as suas vendas investindo em marketing.

Para que você entenda o papel do marketing em uma organização, precisamos primeiro passar por alguns conceitos e quebrar algumas “crenças” a respeito.

A primeira delas é que o marketing tem apenas a função de criar comerciais, promoções e designs bonitos. A verdade é que ele vai muito além disso!

Gestão de produtos e serviços

A função do marketing em uma empresa gira em torno de como uma organização pode entender o mercado e satisfazer suas necessidades e desejos através de produtos e serviços.

Para isso, ela deve ser capaz de criar, comunicar e entregar valor ao seu público-alvo através de experiências consistentes, envolvendo sua marca e tudo que comercializar.

Transformar desejos em necessidades

Outra característica do marketing é transformar desejos em necessidades criando indivíduos ávidos por comprar. (Pode parecer simples, mas na prática não é!).

Processos de marketing exigem uma visão 360º, pois envolvem todas as
etapas necessárias para que um produto ou serviço chegue ao mercado, desde a sua idealização até o momento de venda.

Definição de marcado-alvo, segmentação e posicionamento

A maioria dos produtos e serviços que conhecemos foram concebidos para satisfazer as necessidades de públicos com perfis bem específicos.

Tudo deve partir da observação do mercado, de modo a identificar potenciais problemas que possam ser resolvidos.

A ideia é segmentar o mercado segundo seus desejos, necessidades, fatores demográficos, geográficos e psicográficos.

Construção da marca

As ações de marketing tem como propósito criar todas as condições necessárias para que uma empresa gere vendas. Para isso, é necessário:

Descobrir e identificar novos mercados, mapear necessidades, auxiliar na idealização de produtos e serviços que satisfaçam necessidades/desejos do público-alvo, definir o posicionamento do produto no mercado, criar diferenciação e vantagem competitiva, entre outros…

Qual o seu objetivo no marketing? Conte para nós da EDM2

Leave a Comment

Abrir Chat
1
Olá, me chamo Eduardo e sou estrategista de marketing da Edm2, em que posso ajudar?