Processo criativo em diferentes áreas

Última Atualização em 22 de fevereiro de 2013 por Eduardo Danton

Processo criativo
Especialistas afirmam que criatividade não é uma competência destinada apenas a um grupo seleto de pessoas que atuam em cargos muito especiais. Ao contrário disso, ela virou item de extrema necessidade para quem quer crescer na carreira em qualquer setor. Mas ainda muitas ideias equivocadas rondam o tema.

 

Veja os estágios que a produção de Design leva na Edm² para desenvolver o processo criativo de seus serviços :

 

Percepção do problema. É o primeiro passo no processo criativo e envolve o “sentir” do problema ou desafio.

Teorização do problema. Depois da observação do problema, o próximo passo é convertê-lo em um modelo teórico ou mental.

Considerar/ver a solução. Este passo caracteriza-se geralmente pelo súbito insight da solução; é o impacto do tipo “eureka!”. Muitos destes momentos surgem após o estudo exaustivo do problema.

Produzir a solução. A última fase é converter a idéia mental em idéia prática. É considerada a parte mais difícil, no estilo “1% de inspiração e 99% de transpiração”.

Produzir a solução em equipe. Fase comum que ocorre nas empresas e organizações quando precisam, tanto diagnosticar ou superar um problema quanto otimizar ou inovar produtos, serviços e processos. Ancoram-se, para tal dinâmica, no conhecido sistema do brainstorming.

 

Alguns mitos giram em torno do conceito de criatividade que muita gente segue e não deveria seguir, como:

 

Para ser criativo é preciso ser genial

Não é preciso ser um gênio para ter boas soluções. “Da mesma forma que você não precisa ser um Nadal para jogar tênis, é preciso ser criativo independente de ser o autor da ideia que vai mudar o mundo”.

A criatividade é a capacidade de utilizar suas faculdades mentais para solucionar um problema e não um dos sinônimos para inteligência.
A criatividade sempre quebra paradigmas

Como consequência, nem sempre, a criatividade se materializa em ideias revolucionárias. Elas são fruto de quebrar muito a cabeça e, em algum ponto, o produto é gerado de uma porção de  varias outras sugestões analisadas. “Pensar em 100 ideias, para depois jogar 99 fora é o preço que se paga para ter uma ideia boa”, afirma Schlochauer. Em outras palavras, as melhores soluções não vêm do nada.

 

Criatividade e inovação é a mesma coisa

O erro nesta fase é investir tempo e dinheiro em apenas uma das etapas, sem conciliar as duas. “Tem gente que só gera ideia e não implementa nada. Tem gente que começa a implementar sem criar”.

 

A criatividade está restrita a algumas áreas

Engana-se quem pensa que uma mente criativa é exigência apenas para quem trabalha com artes, publicidade ou em laboratórios de inovação. Todos os dias, em todos os setores, profissionais precisam colocar a cabeça para funcionar para solucionar problemas.

 

Não há limites (ou parâmetros) para a criatividade

Ao contrário do que muita gente aposta, negligenciar esta realidade só atrapalha o processo criativo. Se você estiver tão livre, tão leve e tão solto fica mais difícil criar. As demandas do cliente ou os limites servem de parâmetro para a ideia. O liberou geral está mais na linha do devaneio do que da criatividade em si.

 

A criatividade não acontece se há pressão

Nem sempre as melhores ideias pintam na hora que você está mais relaxado. Na verdade, segundo Gisela, a pressão pode ser um bom estímulo para que as ideias tomem corpo. Pressão é diferente de opressão, que é quando uma voz interna diz, por exemplo, que você não vai conseguir.

Uma das técnicas utilizadas pela Edm² é a técnica de Brainstorm, ela serve como um estimulador a gerador de ótimas ideias.

O Brainstorm (literalmente: tempestade cerebral ) ou tempestade de ideias, mais que uma técnica de dinâmica de grupo, é uma atividade desenvolvida para explorar a potencialidade criativa de um indivíduo ou de um grupo.

Dentre os diversos métodos utilizados nesta técnica, o brainstorming propõe que um grupo de pessoas ou até mesmo o individuo sozinho, utilize colagens, busca de imagens  diferenças em seus pensamentos ( quando for um grupo ) e ideias para que possam chegar a um denominador comum eficaz e com qualidade, gerando assim ideias inovadoras que levem o projeto adiante.

 

Há 3 principais partes no brainstorming:
•    Encontrar os fatos,
•    Geração da ideia,
•    Encontrar a solução.

Da busca dos fatos na resolução de um problema existem duas sub partes:
•    Definição do problema,
•    Preparação.

Inicialmente, define-se o problema. Poderá ser necessário subdividir o problema em várias partes. A técnica de Brainstorming funciona para problemas que têm muitas soluções possíveis tal como a geração de ideias para campanhas publicitárias ou Branding.

Fonte: Exame.com

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Olá, me chamo Eduardo e sou estrategista de marketing da Edm2, em que posso ajudar?