Planejamento de campanhas de Marketing

Última Atualização em 5 de maio de 2013 por Eduardo Danton

 

O Marketing é fundamental para qualquer empresa, independente do seu tamanho. Neste artigo, elaboramos uma síntese de como planejar uma boa campanha de marketing.

A primeira e mais importante etapa é o planejamento.  Neste primeiro passo é preciso analisar o ambiente, o seu mercado, o público alvo, os concorrentes, os objetivos e metas, os recursos disponíveis e quais estratégias utilizar. Depois de levantar todos esses dados e colocar tudo no papel, parte-se para a próxima etapa.

A segunda e principal etapa é identificar marcas, produtos, suas principais características e diferenciais, pontos fortes e fracos, estoques, preços, se haverá descontos, promoções de curto prazo, preço especial para determinado grupo de pessoas, margem de lucro, etc

Terminada a fase de análises, todas devidamente registradas, é chegado o momento de estudar quais seriam as melhores as ações para ganhar mercado, promover produtos ou marcas. Escolha uma boa agência e priorize a mensagem da propaganda. Há anúncios caríssimos que não trazem os resultados desejados, mas há também aqueles baratos que perdem muito pela qualidade. Avalie sempre a relação custo-benefício. Escolha os meios de comunicação onde seu público está e, se possível, atue em mais de um canal ao mesmo tempo, tornando  a divulgação muito mais eficiente.  Uma campanha publicitária para fortalecer uma marca tem duração mais longa do que a de um produto. Defina prazos com a elaboração de um cronograma. Acompanhe os resultados, sejam eles o faturamento, a participação ou a abrangência da marca e mantenha seu planejamento de marketing sempre atualizado. Afinal, a velocidade das mudanças no mercado e na sociedade é muito rápida e constante.

Leave a Comment

Abrir Chat
1
Olá, me chamo Eduardo e sou estrategista de marketing da Edm2, em que posso ajudar?