O que é mockup e como fazer?

Última Atualização em 16 de outubro de 2023 por Eduardo Danton

mockup

O mockup é um termo amplamente utilizado no universo do design gráfico, mas o que realmente significa? Mockup é a representação em escala ou tamanho real de um projeto ou dispositivo, utilizado para demonstração, avaliação do design, promoção e outros propósitos. Podem ser criados manualmente ou com a utilização de software especializado (Canva, Miro, Figma, Adobe XD entre outros. 

Agora, vamos desmembrar isso. Existem principalmente dois tipos de mockups: 

  1. Mockup físico : Uma representação física tridimensional do projeto que oferece uma perspectiva realista do design.  Um bom exemplo são embalagens impressas, bonecos de catálogos, modelos de impressão e até mesmo alguns materiais feitos em impressora 3D (Não confundir com prototipagem).
  2. Mockup digital : uma representação gráfica que é usada principalmente para fins de apresentação para clientes, gerenciamento ou durante a fase de prototipagem. É fundamental para demonstrar campanhas, criação de websites e outros materiais de arte. Podemos dizer que o mockup é uma prévia.

Por que os mockups são importantes?

Mockups são uma forma essencial de visualização de design, usada para demonstrar a aparência e a funcionalidade de um produto antes de sua produção final. Em essência, eles são uma representação em escala ou em tamanho real de um design, permitindo que designers, clientes e partes interessadas vejam o que estão criando de forma clara e tangível. 

Criar um mockup não é apenas uma maneira de apresentar seu trabalho de maneira profissional, mas também uma oportunidade de experimentar e resolver problemas de design antes do desenvolvimento final. É, portanto, um passo crucial no processo de design.

Portanto a sua capacidade de representar visualmente o produto final, os mockups contribuem para a melhoria da qualidade, a economia de tempo e recursos, além de facilitar a comunicação entre os envolvidos no processo. Por essas razões, os mockups são considerados importantes e indispensáveis no mundo do design e do desenvolvimento de produtos.

Como fazer um mockup do zero?

Quer você seja um designer gráfico, um web designer ou um amante de DIY, poderá se perguntar – Como faço um mockup do zero? Não se preocupe, nós temos você coberto. Aqui está um passo a passo sobre como criar um mockup do zero. 

1. Entenda a finalidade do Mockup

Primeiro, compreenda inteiramente o que você deseja alcançar com este mockup. Isso significa identificar qual problema você está tentando resolver, o público-alvo para quem você está criando e quais funcionalidades você quer destacar. Enfim…Seja objetivo e claro.

2. Esboce seu Design 

A partir daqui, inicie o processo de desenho. Use papel e lápis para criar um rascunho básico de como você deseja que as coisas pareçam. Não ha necessidade de perfeição aos mínimos detalhes. O objetivo desta etapa é estruturar a aparência geral do plano e também conceber ideias.

3. Use a Ferramenta Certa 

Existem várias ferramentas disponíveis para criar mockups de alta qualidade. Escolher a correta pode fazer toda a diferença no seu projeto. Portanto, faça uma pesquisa e escolha uma ferramenta que melhor se adequa às suas necessidades embaixo vou listar algumas.

4. Refine seu Design 

Após criar um esboço básico do seu mockup na sua ferramenta ou software, é hora de adicionar detalhes. Adicione cores, texturas, imagens e fontes para realmente trazer seu design à vida. Portanto faça seu desenho se destacar com cores e padrões.

5. Receba Feedback 

Depois de finalizar a criação do seu mockup, obtenha feedback. Isso deve incluir input de colegas de trabalho, supervisores e, principalmente, de potenciais usuários. Use suas críticas e sugestões para fazer as devidas alterações no seu design. Portanto o trabalho em equipe aqui pode ajudar muito na finalização do material.

6. Faça as Alterações Finais 

Finalmente, utilizando o feedback recebido, faça as alterações finais no seu design. E lembre-se, nenhuma obra de arte é criada perfeita na primeira tentativa. Não tenha medo de fazer alterações até que você esteja completamente satisfeito com o resultado final. Vale talvez fazer uma segunda versão.

Quais as ferramentas mais populares para fazer um mockup?

Existem várias ferramentas disponíveis no mercado para fazer mockups, cada uma com suas próprias vantagens e recursos. Alguns dos melhores softwares para criar mockups incluem o Adobe XD, o Sketch, Miro, o Figma e o InVision.

Ou seja essas ferramentas são amplamente utilizadas por designers e desenvolvedores devido à sua facilidade de uso, recursos avançados e capacidade de colaboração em equipe.

Cada uma delas oferece uma interface intuitiva que permite aos usuários criar protótipos interativos de alta qualidade com facilidade.

O meu favorito é o Figma 🙂

Em resumo, a história do mockup está diretamente ligada à evolução do design e da tecnologia. Desde os protótipos físicos até os mockups digitais, essa ferramenta tem desempenhado um papel crucial no desenvolvimento de produtos. Fale para a gente qual é o seu processo de mockup nos comentários.

Leave a Comment

Abrir Chat
1
Olá, me chamo Eduardo e sou estrategista de marketing da Edm2, em que posso ajudar?