O que é Marketing One-to-One?

Última Atualização em 26 de maio de 2016 por Eduardo Danton

O Marketing tradicional perdeu espaço para ações mais específicas e direcionadas para as novas necessidades dos clientes. Nesse contexto, surge o Marketing One-to-One, focado mais na individualização do público-alvo.

Marketing One-to-One ou personalização?

Marketing One-to-One nada mais é do que tratar os clientes de forma individual, personalizando os produtos e serviços baseado nas preferências desse público. Essa personalização é possível graças a estudos de mercado e feedback dos próprios cliente, que expondo suas necessidades colaboram para esse processo. Aqui o foco passa a ser, além da conquista, a fidelização do cliente.

Para que essa nova vertente do Marketing seja bem aplicada a empresa precisa conhecer a fundo os perfis dos seus clientes. No Marketing tradicional, a preocupação com o público existe, mas não de forma individualizada como no Marketing One-to-One. No primeiro, os produtos e serviços são feitos de maneira padrão, sem a preocupação em personalizá-los de acordo com as necessidades de cada cliente.
Já no One-to-One, o cliente é tratado como indivíduo único. Outro ponto que difere o Marketing tradicional do One-to-One é a questão da fidelização. Ambas as vertentes visam esse processo, porém no One-to-One as estratégias para tal são mais efetivas. Deixou-se de lado o querer apenas conquistar o cliente, para dar lugar a dupla conquistar e fidelizar.

Leave a Comment

Abrir Chat
1
Olá, me chamo Eduardo e sou estrategista de marketing da Edm2, em que posso ajudar?