O que é marketing de varejo e como funciona?

varejoO marketing de varejo tem como característica principal a comunicação com o consumidor, sem focar especificamente marcas ou produtos, mas as estratégias de promoções de vendas e a criação de um relacionamento cordial entre empresas e consumidores.

Diferente dos tradicionais tablóides, promoções e comerciais agressivos, o marketing de varejo busca entender as necessidades e o comportamento do consumidor, seus desejos e vontades para, depois, definir quais serão as ações de marketing adequadas em cada caso. Por isso, não existe um modelo único, que sirva para todos, como, por exemplo, porque um consumidor escolhe determinado produto dentre tantos outros no mercado. Ou seja tudo depende da definição da estratégia e também das ferramentas que são utilizadas para que as metas sejam alcançadas, mas é sempre importante focar no que seu cliente quer na hora de definir um plano de ação. As vezes isso pode parecer simples mas não é.

Em resumo, o foco do marketing de varejo não é só vender um produto, mas atuar para a construção de uma parceria sólida com os consumidores, através de estratégias de comunicação para conquistar, se relacionar e fidelizar o consumidor final. Atender as expectativas e principalmente seduzir e surpreender seu público.

A pergunta que fica é: O que sua empresa está fazendo para fidelizar clientes e atrair novos consumidores?

A Edm2 possui experiência com mercado de varejo com foco em planejamento e estratégias dentro dos 4 P’s do marketing tradicional. Conheça nosso serviço de assessoria de marketing e descubra como melhorar as vendas de sua loja.

4 Responses to O que é marketing de varejo e como funciona?
  1. Tomé Ferreira Responder

    Excelente explicação!
    Obrigado por compartilhar!
    Aproveito para perguntar o seguinte:
    Trabalho com produto voltado para saúde (Suplemento alimentar Óleo de Avestruz que contém ômega 3, 6, 7 e 9).
    Já estamos no quarto milheiro de folders (A5 – uma dobra) para distribuir.
    No último, contratei um jornal (Expresso comercial) para didtribuir os folders encartados nos jornais (ao custo de R$80,00), os quais foram depositados em caixas de correios.
    Desta ação, tivemos retorno zero. Nem um telefonema ou acesso.
    A pergunta é:
    Estamos com mais um milheiro pronto para distribuição.
    O que você acha melhor: caixa de correios das residências ou distribuição em semáforo?
    Obrigado!
    Tomé Ferreira

  2. Márcio Pimentel Responder

    Tomé, você tem que focar no seu público alvo e não sair espalhando folders por aí. Faça uma breve analise onde poderá encontrar o público que irá consumir seus produtos.

  3. Paulo João Vitor Responder

    Valeu pela informação!! muito bom

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Please enter your name, email and a comment.