O dilema Marketing x Verba

Última Atualização em 28 de março de 2013 por Eduardo Danton

Cof

Na maioria das empresas, existe um velho conflito entre as áreas financeira e de marketing. O assunto é sempre o mesmo: verba! O departamento de marketing deseja aumentar o faturamento através de estímulos à compra dos consumidores, enquanto o departamento financeiro aparece para refrear despesas, com a visão de que o marketing esbanja dinheiro. Para a maioria dos profissionais da área de finanças, devido as épocas de inflação altíssima, existe um conceito enraizado de que os resultados precisam ser imediatos e “não gastar” é a melhor opção para se alcançar a lucratividade.

Mas os resultados não podem ser avaliados somente em função das receitas. Quando o cliente compra um determinado produto, a receita é contabilizada, mas não se sabe se o cliente chegou a ver uma propaganda sobre aquele produto, como conheceu a marca, etc. Apesar da quantidade de clicks em anúncios, das avaliações de abertura de anúncios de campanhas promocionais, é muito difícil vincular essas medições com as receitas. Assim, na maioria das vezes, os esforços do marketing não são compreendidos pelo financeiro, por não serem palpáveis.

Atualmente, com a facilidade do acesso a informação e a utilização dos diversos canais, a velocidade e a facilidade entre comprar e desistir da compra é a mesma.  Estar presente, ser visto, ser competitivo e investir na marca é ganhar mais tanto no presente e como no futuro. Uma marca fortalecida agregará valor aos produtos, atrairá novos clientes, aumentará o índice de recompra, fidelizando clientes, e permitirá melhores margens de lucro.

Em resumo, Finanças documenta resultados ligados ao passado. Marketing tem suas atividades visualizando o futuro. Investir em marketing requer, sim, certo custo, mas certamente custará menos do que perder espaço para os concorrentes. Um bom planejamento e estratégia, com metas e prazos determinados, é um ótimo caminho. Depois disso, é preciso acreditar!

 

A EDM2 oferece o melhor custo-benefício para suas campanhas de marketing. Fale conosco!

Leave a Comment

Abrir Chat
1
Olá, me chamo Eduardo e sou estrategista de marketing da Edm2, em que posso ajudar?