Marketing Olfativo: Essências que melhoram as vendas

oraUma nova pesquisa de um cientista suíço Andreas Herrmann foi publicada recentemente afirmando que aromas simples no marketing olfativo são mais eficazes na promoção de vendas. Ele testou um perfume simples, um aroma complexo e sem cheiro. Os resultados? O aroma simples (laranja) superou o complexo (laranja, manjericão e chá verde) e o do ambiente sem cheiro. A quantidade média de vendas na loja aromatizada com laranja foi 20% maior do que em qualquer outra situação e apresentando maiores transações de vendas.

O pesquisador atribuiu o sucesso do aroma simples pela facilidade de ser processado no cérebro, liberando a mente do cliente para ficar concentrado às compras. Quando eles foram expostos à uma mistura de fragrâncias, em algum nível, suas mentes se distrairam pela sua complexidade. Ele testou essa teoria colocando problemas de palavras a serem resolvidos em quartos com os mesmos aromas: laranja, a mistura de manjericão, laranja e chá e sem perfume. Os que estavam na sala aromatizada com laranja completaram mais problemas em menos tempo do que em qualquer outra condição. A pesquisa tem implicações não só para aromatizar lojas de varejo, mas também para aromatizar ambientes destinados à educação.

No Brasil a cada ano comerciantes investem cada vez mais no seu ponto de venda, focando não só apenas no mix de produto mas no marketing sensorial com a finalidade de melhorar a experiência de compra de seus clientes. E você o que acha do marketing olfativo?

Deixe um comentário

Open chat
1
Olá, me chamo Eduardo e sou estrategista de marketing da Edm2, em que posso ajudar?