Fique por dentro das principais técnicas de SEO para blogs

Última Atualização em 22 de agosto de 2018 por Eduardo Danton

SEO para Blogs

O SEO é um dos elementos mais importantes e mais visados dentro das estratégias de Marketing Digital. E essa preocupação não é por acaso, pois o bom posicionamento pode elevar uma empresa em termos de lucros e autoridade.

No entanto, há muitas dúvidas por parte de empreendedores e donos de negócios quando o assunto é otimização e técnicas de SEO.

Mesmo não sendo uma prática exata, existem algumas ações que já são de conhecimento da maioria dos profissionais que trabalha com SEO e que de fato geram resultados.

Por isso, neste post iremos abordar quais são as principais técnicas de SEO para blogs e como elas podem impactar positivamente o seu projeto. Vamos lá? e se você ainda não tem o seu, indicamos esse tutorial

SEO para o seu blog

Search Engine Optimization (SEO) pode ser traduzido como “Otimização para Mecanismos de Busca”. Sem utilizar essas técnicas, você perde a oportunidade de deixar o seu blog ao alcance do público.

Lembre-se também que diariamente milhares e textos são postados na internet. Imagine então como fazer para que a sua postagem tenha o devido destaque. O SEO está aí para auxiliar.

Mas para isso, é interessante compreender antes quais os critérios que o Google utiliza para ranquear uma página. Vamos ver então quais são as práticas mais recomendadas?

A importância do título

Se existe um detalhe que pode fazer o seu blog se destacar entre tantos outros espalhados pela internet, esse detalhe é o título. Afinal, ele é o primeiro contato que o público tem com o seu conteúdo.

Por isso é bom evitar aquela ideia de que uma postagem pode ter o título que você bem entender. Nada disso, o ideal é pensar ele de maneira coerente.

Tente imaginar os títulos das suas postagens como uma isca. Ele tem o objetivo de fisgar o seu leitor. Caso não fizer, você terá o seu conteúdo desperdiçado.

E aí vem uma informação importante: se os leitores também são atraídos pelos títulos das postagens, o Google também. Por isso que existem práticas que facilitam a escolha por títulos viáveis.

No caso do SEO para blog, lembre-se que os títulos não devem exagerar no número de caracteres e devem conter preferencialmente a palavra-chave logo no início.

Use palavras-chave

Esse é um dos pilares da técnicas de SEO para blogs. As palavras-chaves definem e resumem todo o assunto abordado em uma postagem.

No entanto, vale ressaltar que as mesmas devem ser usadas de forma mais natural possível e sem exageros, pois o uso demasiado é considerado como black hat.

A meta-descrição

A meta-descrição é um texto breve e introdutório. Ele resume em um parágrafo o conteúdo que o seu artigo vai abordar.   

Ela pode ser vista nas páginas de busca logo abaixo da URL e do título da sua postagem. Sendo assim, aquele usuário que efetuou alguma busca poderá encontrar a sua meta-descrição.

Caso ela seja bem escrita, tem tudo para estimular esse usuário clicar no seu artigo. Além disso, ela deve conter a palavra-chave relacionada ao seu conteúdo ou negócio.

Melhore o tempo de carregamento

O tempo que o seu blog leva para carregar também é um fator determinante para o ranqueamento do Google. Se ele demonstra lentidão, os buscadores podem interpretar com uma má experiência para o usuário. Assim, o seu posicionamento fica prejudicado.

Hoje em dia existem ferramentas que podem acelerar o carregamento da sua página. Uma delas é o PageSpeed.

Use links internos

O Google também presta atenção na presença dos chamados links internos. Esses links conduzem o leitor para outras páginas do seu próprio blog.

Essa prática aumenta o engajamento e faz com que os usuários passem mais tempo no seu blog.

Use textos alternativos nas imagens

Uma imagem que possui um texto alternativo fica bem aos olhos do Google. O texto alternativo nada mais é do que a palavra-chave para as imagens que estão na postagem.

O Google não tem capacidade de detectar uma determinada imagem, pois é um elemento visual. Por isso, a presença do Alt Text (Texto Alternativo) é fundamental para que ele otimize a sua postagem.

O uso dos tópicos e subtópicos

Eles são fundamentais para que o texto da sua postagem seja envolvente. Um texto sem essas divisões se tornam monótonos e irão espantar o seu leitor.

Os mecanismos de busca estão atentos para a presença dos tópicos e subtópicos. Vale a pena seguir algumas dicas básicas em relação a isso. Uma delas também é usar palavras-chaves neles.

Conclusão

Essas são apenas algumas das dicas que irão melhorar o SEO do seu blog. Com elas, você terá condições de colocar o seu conteúdo em posição de destaque.

Portanto, com o tempo, vendo o seu blog com tráfego elevado e sempre bem posicionado, já dá até para pensar em ganhar dinheiro com ele.

Leave a Comment

Abrir Chat
1
Olá, me chamo Eduardo e sou estrategista de marketing da Edm2, em que posso ajudar?