Exact Sales: Funciona? Vale a pena?

Última Atualização em 30 de novembro de 2020 por Eduardo Danton

Exact Sales: funciona?

Recebi ultimamente muitas perguntas sobre a Exact Sales e o método deles e resolvi fazer uma postagem rápida sobre como que funciona e o que consiste o software da Exact.

A idéia desse post não é comercial, não temos nenhum vínculo com a Exact Sales, porém conhecemos o método deles.

O que é o Exact Sales?

Exact Sales

A Exact Sales vende um software que segue um determinado processo de venda, focado em inside sales para empresas B2B, para quem não conhece o termo clique aqui que expliquei em outro post o que é.

A idéia deles é compor um time de pré vendas que faz a prospecção fria de leads através de diversas ferramentas (telefone, email, redes sociais) usando como forma de controle e administração desse processo o software da Exact.

Junto a esse software eles vendem uma consultoria que visa treinar e a conceber um processo de venda ideal para o cenário de sua empresa.

Como que funciona o software?

Através de um time de pré vendedores que validam informações de leads, fazem ligações e agendam reuniões para um closer, os pré vendedores não vendem diretamente produtos ou serviços mas validam informações para que o vendedor tenha maiores chances de venda e esteja munido de uma séria de informações que acabam facilitando e tornando o processo de venda mais rápido.

Além de estabelecer controles o software possui uma série de métricas que faz com que o gerente comercial tenha uma visão 360º de todo time.

Além de ganhar tempo, o software tem integração com inúmeras ferramentas como o RD Station, Pipedrive e etc.

O maior diferencial da Exact Sales: O processo de implementação que é cuidadosamente pensado para atender as necessidades de vendas da empresa.

Eles possuem muita documentação e materiais para auxiliar no processo.

O processo de venda da Exact realmente funciona?

Sim, o processo de venda constituido da Exact Sales é muito parecido com a proposta do Aaron Ross em seu livro “Receita Previsível”.

A proposta é colocar uma ou mais pessoas dedicadas em fazer um “farming” ou seja ir atrás de empresas que estejam de acordo com o perfil ideal de cliente da sua empresa e com isso apresentar seus serviços ou produtos.

É obvio que estou resumindo aqui em poucas palavras o processo, mas saiba que é muito maior que isso.

Existe treinamento?

Sim, o profissional é treinado 100% na plataforma deles, em alguns casos são treinados na Academia Exact, porém você pode contratar qualquer pessoa e fazer o treinamento para que ela aprenda o processo.

Se o processo funciona, a resposta é sim, mas você precisa de treinamento constante, não existe milagre no pote. Além disso é necessário seguir a risca o processo e manter o fluxo funcionando.

Muitas empresas já consolidadas acabam tendo problema de cultura corporativa pois o departamento comercial não está acostumado a ter um sistema que controla boa parte das tarefas de prospecção.

No fim vale a pena contratar a Exact Sales?

Analisando algumas empresas que trabalham e possuem a Exact a resposta é sim!

O processo deles é viável e realista, porém como disse acima não é milagroso, é necessário um time muito comprometido e focado em resultados.

Fazer prospecção fria não é fácil independente do software, é um processo demorado e muito manual mas o software faz com que seja menos doloroso principalmente para os pré vendedores.

Outro ponto positivo do software é que a parte gerencial é um verdadeiro parque de diversões para quem gosta de métricas.

Pontos negativos da Exact Sales

  1. O processo de on boarding é demorado mas é necessário!
  2. As vezes o sistema dá uns bugs e precisa abrir chamado.
  3. O processo para adquirir a plataforma é muito rigoroso, eles não deixam clientes que não são fit com a proposta deles entrar, ou seja não vendem para qualquer um.
  4. Algumas funções do sistema estão em BETA como o módulo de pesquisa de leads através de CNAE e tamanho da empresa chamado de “Searching”.

Ou seja antes de contratar um software é interessante fazer uma análise sobre objetivos do departamento comercial.

Usar a tecnologia é fundamental principalmente nos dias de hoje.

Mais informações acesse: https://www.exactsales.com.br

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Olá, me chamo Eduardo e sou estrategista de marketing da Edm2, em que posso ajudar?