Marketing tradicional e marketing digital: quais as diferenças?

Última Atualização em 11 de agosto de 2023 por Eduardo Danton

Ei, empresário e empresária de sucesso! Você está em busca de estratégias para impulsionar o seu negócio, mas não sabe se aposta suas fichas em ações de marketing digital ou se opta pelo bom e velho marketing tradicional?

Hoje, a missão é clara: entender as diferenças entre essas abordagens, a fim de fazer sua empresa decolar. 

 

Marketing tradicional e marketing digital: quais as diferenças

 

Antes de mais nada, sabemos que o mundo do marketing está em constante evolução e que as pequenas e médias empresas têm à sua disposição diversas opções para promover seus produtos e serviços, não é mesmo?

Neste artigo, você vai entender de uma vez por todas como funcionam as estratégias de marketing digital e de marketing tradicional. Assim, ficará mais fácil tomar decisões mais conscientes para alavancar o seu negócio.

Boa leitura.

 

Marketing Tradicional: o clássico que encanta

O que é?

Em síntese, o marketing tradicional é aquele estilo clássico de fazer propaganda. 

Sabe os anúncios que sempre vemos na TV e ouvimos no rádio? São eles!

Essa abordagem tem sido usada com sucesso há décadas e muitas empresas ainda encontram valor e resultado nessas formas de comunicação.

 

Como funciona?

Essa mídia, que chamamos de tradicional, utiliza canais offline para promover produtos e serviços. 

Além da TV e do rádio, também são comuns os anúncios em jornais, revistas, outdoors, folders e demais materiais impressos. 

Nessa estratégia, o intuito é espalhar o recado para o maior número possível de pessoas de uma vez só. 

 

Marketing Digital: a revolução online

O que é?

O marketing digital é a estratégia que se concentra nas plataformas online, como por exemplo, redes sociais, blogs, e-mails e sites. 

Levando em consideração o avanço bombástico da tecnologia e o crescimento da internet, o marketing digital se tornou uma ferramenta essencial para as empresas se conectarem com seu público de maneira mais direcionada.

 

Como funciona?

No marketing digital, as empresas utilizam diversas táticas, como marketing de conteúdo, mídia paga, e-mail marketing e SEO. 

Essa estratégia conta com a criação de conteúdo em diversos formatos, como: vídeos, posts e e-mails.

Neste caso, o material é elaborado com a finalidade de gerar engajamento e interações significativas com a audiência.

Em resumo, é aquele conteúdo que o pessoal adora curtir e compartilhar com os amigos.

 

Marketing tradicional e marketing digital: principais diferenças

1) Público-alvo e segmentação

No marketing digital, é como se você fosse um cupido acertando em cheio o coração do cliente ideal! Segmentação é a palavra mágica! 

Os recursos oferecidos pelas ferramentas possibilitam definir seu público com precisão cirúrgica, mostrando o que eles realmente querem ver.

Por outro lado, na mídia tradicional, a coisa é mais tipo tiro no escuro. Devido à utilização dos canais de comunicação em massa, fica mais difícil saber quem vai receber a mensagem.

 

2) Alcance

O alcance das ações de marketing tradicional dependem do número de telespectadores ou de assinantes da mídia offline que esteja veiculando seu anúncio. 

Além disso, no caso da televisão, as marcas têm um tempo de aparição bem limitado e só aparecerão durante o período que foi contratado.

Em contraste, o anúncio digital pode ser personalizado de acordo com o seu objetivo e o canal de divulgação. Assim é possível variar o tempo de duração, as dimensões e até mesmo a linguagem.

Além disso, ao contrário da mídia comum, no meio digital é possível manter um anúncio ativo pelo tempo que for interessante para a empresa (dias, semanas ou meses).

 

3) Linguagem

Tanto o marketing tradicional, quanto o digital, precisam de linguagens específicas considerando o seu objetivo e a sua persona.

Ainda assim, as mídias tradicionais requerem uma abordagem mais formal, enquanto o meio digital — por ser encarado como um universo mais moderno permite uma comunicação mais informal e próxima do público.

 

4) Investimento

Hora de falar de dinheiro!

O marketing digital pode ser mais camarada com o seu bolso, sendo um meio que pode render resultados incríveis mesmo com pouco investimento. Além disso, com a estratégia digital é possível começar com pouco e ir aumentando a verba de forma gradativa.

Já o anúncio tradicional pode pesar mais no bolso, principalmente nas mídias de grande alcance. Anunciar na TV ou no rádio têm um custo bem alto, além de ser um investimento único.

 

5) Mensuração de resultados

As ferramentas utilizadas no marketing digital costumam disponibilizar as métricas e relatórios de desempenho da sua estratégia (seja anúncio pago, postagem orgânica, envio de e-mail marketing, visitas ao site, entre outros).

Em linguagem mais clara: é possível medir e analisar seus resultados em tempo real e realizar ajustes rápidos na estratégia. 

No marketing tradicional, a mensuração de resultados pode ser mais desafiadora e demorada, por isso é difícil saber se o público curtiu ou só mudou de canal.

 

6) Relacionamento com o cliente

O marketing digital favorece uma relação mais próxima e interativa com o cliente, possibilitando um feedback mais imediato e engajamento contínuo. Nesse sentido, o intuito é criar uma relação mais próxima e interativa, como aquele amigo que está sempre disponível para uma conversa.

Contudo, no marketing tradicional esse diálogo nem sempre é tão próximo. Os canais de mídia tradicionais não oferecem essa mesma proximidade com o público, se fazendo necessário o investimento na criação de um canal de atendimento.

 

Escolhendo com segurança

Agora que você conhece as diferenças entre o marketing digital e o marketing tradicional, é hora de avaliar qual abordagem se alinha melhor aos objetivos do seu negócio. 

Lembre-se: cada estratégia tem suas vantagens e desafios. Uma combinação inteligente das duas pode ser a chave para o sucesso.

E aí, ainda tem dúvidas ou quer saber mais? Estamos aqui para te ajudar. 

Entre em contato conosco e vamos juntos fazer sua empresa brilhar.

Ah! E se você curtiu esse conteúdo, provavelmente vai gostar de ler nosso artigo sobre Como iniciar no marketing digital. Confere lá!

 

2 thoughts on “Marketing tradicional e marketing digital: quais as diferenças?”

Leave a Comment

Abrir Chat
1
Olá, me chamo Eduardo e sou estrategista de marketing da Edm2, em que posso ajudar?