Desmistificando resultados em marketing digital

Resultados de Marketing

Resolvi escrever esse post pois sou questionado muito a respeito de resultados em marketing.

Principalmente agora em época de pandemia tenho observado uma grande explosão de gurus e métodos rápidos para conquistar resultados em pouco tempo e muitas vezes com investimento muito baixo ou inexistente.

Cuidado! Não existem receitas milagrosas!

Afinal como marketing pode ser mensurado?

Bom, eu abordei em outro post a respeito de KPIs (Indicador chave de desempenho) de marketing digital.

O esforço de comunicação pode ser mensurado de diversas formas, através de ferramentas como o Google Analytics, Pesquisas de Mercado, Marketshare entre outros métodos.

Por que resultados milagrosos são perigosos?

Primeiro, é importante deixar claro que marketing é um assunto bem amplo e não gira em torno do marketing digital, redes sociais e Google Ads.

Outro dia um cliente me perguntou como ele pode fazer o faturamento dele explodir usando o Instagram, eu respondi, traçando uma boa estratégia e tendo uma boa consistência de conteúdo relevante e de qualidade.

– O cliente insistiu “ah mas isso leva muito tempo, quero ter resultado mais rápido”.
Dai entramos em algo parecido com uma pessoa que quer perder peso e não quer fazer uma dieta.

Desculpem minha analogia aqui, mas esperar resultados sem ao menos planejar, criar conexões, investir tempo e dinheiro é a mesma coisa que ir em uma consulta médica para emagrecer sem querer fazer um tratamento ou então uma dieta, isso basicamente não existe.

Pílulas mágicas, milagrosas para perda de peso são na realidade uma armadilha ou um placebo para que você ache que está perdendo peso. Com o marketing não é diferente!

Como posso gerar resultados reais e consistentes de marketing?

Eu vou enumerar o que penso ser crucial aqui para que resultados cheguem, ou melhor para que você tenha um bom desempenho no seu esforço de comunicação seja ele online ou offline:

  1. Planejamento: É a primeira coisa, determine objetivos realistas, metas e atividades.
  2. Consistência: Manter o conteúdo, a iniciativa consistente, para que não haja ruídos de comunicação.
  3. Investimento Financeiro: Sim, não existe nada de graça, não imagine que algo orgânico vai te trazer grandes resultados a não ser que um famoso fale sobre sua empresa ou seu produto, ou você tenha sorte de pegar uma onda de memes, é possível fazer sucesso organicamente, é! mas vai exigir algum tipo de buzz.
    Ou seja prepare o bolso, e faça um planejamento financeiro, nada adianta fazer uma campanha de 1 semana gastando R$ 50 reais, isso é a mesma coisa que comprar um carro para uma viagem e abastecer para andar até a esquina.
  4. Persistência: Em um mundo onde todo mundo descarta tudo rápido as vezes é importante manter a persistência até você ter indicadores que comprovem que uma campanha vai bem ou não.
  5. Use de maneira inteligente seus recursos: Outra coisa que costumo escutar muito é “contratei uma agência mas não me deu resultado” mas perai a agência não vai te dar resultado, boa parte das agências vendem serviço, não vendem vendas. Tome cuidado e alinhe as expectativas antes de contratar um fornecedor ou funcionário. Vendas, Leads, Conversão é a consequência de uma série de atividades e nem sempre está associado a contratação de terceiros!
  6. Pense em qualidade e não em quantidade: O que adianta campanhas de Ads, Ex-BBB falando do seu produto ou serviço enquanto sua landing page, website ou até mesmo sua rede social é mal feita? Lembre-se bom, rápido e barato não existe. Foque em qualidade que o tráfego vai ser mais bem aproveitado assim como sua performance pode ser superior ao planejado.
  7. Erros e Acertos: Nem todo mundo acerta de primeira assim como é possível errar e muito, temos tantas ferramentas ao nosso alcance que é importante fazer testes e criar uma espécie de laboratório.

Minha conclusão:

A boa comunicação é algo que precisa ser bem planejado e não acontece da noite para o dia com atividades rápidas e baratas.

Imagine o marketing como uma muda de planta, é necessário regar, preparar o solo e acompanhar o crescimento para que possamos colher frutos e esse processo certamente não acontece da noite para o dia, pense nisso!

E você o que acha? Deixe seu comentário aqui embaixo

Deixe um comentário

Open chat
1
Olá, me chamo Eduardo e sou estrategista de marketing da Edm2, em que posso ajudar?