Como montar um departamento de marketing?

Última Atualização em 28 de junho de 2023 por Eduardo Danton

Neste post vamos explicar o que compõe e como criar um departamento de marketing com todas as funções necessárias para o sucesso. 

O triunfo de uma equipe bem estruturada começa já na sua formação, com a escolha de profissionais competentes para ocupar posições estratégicas?

Veja, a seguir, o que é preciso para montar um departamento de marketing realmente capacitado:

Departamento de Marketing: Tudo que você precisa saber

A presença cada vez mais ostensiva das organizações nas mídias sociais digitais tem dado novos contornos para a comunicação organizacional.

Mais do que uma tecnologia, as mídias são uma das marcas da sociedade contemporânea e do marketing digital. Sendo assim, é bom levar em conta alguns fatores importantes que ajudarão a definir a montagem da equipe.

Tamanho da empresa faz diferença para o departamento de marketing?

O tamanho da empresa também é um fator decisivo para dimensionar a equipe para definir o perfil dos candidatos que devem ser contratados.

Qual o tamanho do departamento de marketing?

Dependendo do tamanho da empresa, o time de marketing pode ter poucos profissionais ou dezenas deles tudo depende da quantidade de demandas e atividades da empresa. Abaixo, listamos os principais funções do departamento de marketing. Portanto analisar o fluxo de atividades, campanhas e necessidades da empresa é fundamental para evitar equívocos na contratação.

Analista de SEO

O papel deste profissional é acompanhar o progresso das estratégias de otimização da empresa e procurar por oportunidades de melhorias, o que envolve se manter atento às últimas novidades sobre o assunto. Para isso, precisa entender de métricas de SEO, colaborar com os times de conteúdo e desenvolvimento.

Analista de Redes Sociais

Este profissional, por sua vez, tem a missão de produzir conteúdo relevante para gerar comprometimento com o público alvo e entender, também, a respeito do engajamento dos seguidores e fãs com o conteúdo produzido.

Gerente de Marketing de conteúdo/Copywriter

O gerente deve coordenar a equipe de profissionais responsáveis por toda a produção de conteúdo e manutenção do blog. Deve, ainda, estar sempre atento aos objetivos da empresa (que é aumentar as vendas) e criar estratégias e processos para o sucesso dos seus clientes.

Analista de desenvolvimento web/ Webdesigner

Cabe a este profissional manter o site e blog corporativo da empresa funcionando de forma impecável, sempre fazendo atualizações quando for necessário.

Analista de otimização e conversões/Performance

Este profissional deve gerenciar todos os testes de marketing e usá-los para aprimorar a taxa de conversões através do funil de vendas.

Se sua empresa precisa de ajuda em montar uma equipe de marketing completa, fale com a gente. Conheça nosso plano de terceirização de marketing e reduza os custos!

Leave a Comment

Abrir Chat
1
Olá, me chamo Eduardo e sou estrategista de marketing da Edm2, em que posso ajudar?