Como elaborar o plano de marketing de uma empresa

Última Atualização em 19 de junho de 2019 por Eduardo Danton

Todos nós sabemos que as estratégias de marketing, quando bem elaboradas e direcionadas a um público específico, resultam na captação de novos clientes e, consequentemente, no aumento constante das vendas e no crescimento do negócio. Mas, para que isso aconteça, é preciso elaborar um bom plano de marketing. Você sabe o que é isso?

O Plano de marketing

Plano de marketing é um documento criado pela empresa com a intenção de registrar as ações referentes à marca. É por meio dele que a empresa conseguirá formular estratégias competitivas que estejam à altura das demandas do mercado, além de idealizar os resultados que deseja atingir.

Analise o segmento da sua empresa

Para a criação do plano estratégico de marketing, o primeiro passo é verificar ameaças e oportunidades de negócios. Aqui, você deve saber qual a real situação da sua empresa no mercado. Fique atentos aos principais concorrentes, e a forma como seu público interage com ele.

Qual o seu objetivo?

Para elaborar um plano de marketing, você precisa, antes de mais nada, definir os objetivos da sua empresa. E para defini-los, você precisa saber exatamente o que você está fazendo. Como por exemplo: “Temos como objetivo atender empresas de setores do turismo de pequeno porte”.

Trace estratégias

Essa é a parte em que você vai estabelecer de que maneira alcançará os seus objetivos. Lembre-se: as estratégias lhe ajudarão a obter vantagens sobre a concorrência e a se posicionar no mercado. Por isso, essa etapa é muito importante.

Entenda quem são seus clientes

Um plano de marketing tem que ser voltado para o público alvo. Por isso, conheça a fundo os seus clientes. Avalie de maneira detalhada o target da sua empresa.

Faça um cronograma

Para facilitar, o monitoramento da duração de cada ação, os resultados e os recursos necessários que foram utilizados devem ser colocados no papel.

Ficou claro? Agora que você já conhece um plano de marketing, que tal aprender mais sobre as estratégias? Conte com nossa equipe

Leave a Comment

Abrir Chat
1
Olá, me chamo Eduardo e sou estrategista de marketing da Edm2, em que posso ajudar?