Como abrir uma loja online?

Última Atualização em 23 de dezembro de 2020 por Eduardo Danton

loja online

Já faz algum tempo que muitos comerciantes tinham a ideia de ter uma loja online.

Agora com a pandemia de COVID-19 algo que antes alguns consideravam como opcional se tornou obrigatório para qualquer negócio.

Abrir uma loja online é complicado?

Não é!

Mas ainda para muita gente abrir uma loja online é ainda algo muito complicado.

Algumas pessoas nem sequer sabem por onde começar e por isso resolvi fazer uma breve postagem com alguns itens necessários para que você comece sua operação de e-commerce da forma certa.

Por onde devo começar?

Primeiro, abrir uma loja online pode ser trabalhosa que uma loja física.

Afinal alguns processos são muito parecidos com uma loja física: como a escolha do ponto, reforma, escolha da equipe, escolha das formas de pagamento, como os produtos são enviados e etc.

Podemos dizer que a escolha do ponto é a escolha da plataforma da loja online.

Hoje em dia temos plataformas excelentes por um custo muito acessível, com tecnologias semelhantes e com todas as ferramentas que você precisa para começar a vender.

Qual plataforma de e-commerce escolher?

Muita gente me procura pedindo uma recomendação, eu costumo indicar a Tray

A Tray além de fácil de mexer, é fácil fazer upgrade, possui integração com diversas formas de pagamento, envio e também de ERPs (sistemas de pedidos).

A Tray tem outra vantagem que gosto muito que é a personalização total da frente da loja e isso pode ser feito por uma agência de marketing como a Edm2.

Por isso que o processo de desenvolvimento de layout é parecido a de uma reforma de loja.

Ou seja, ao escolher uma plataforma você precisa deixar com a cara da sua empresa.

A escolha da plataforma é tão importante que pode significar o sucesso e o fracasso da sua operação, por isso sempre procure ajuda de especialistas!

Formas de Pagamento: O que fazer? Como escolher?

Além da plataforma, ter uma boa negociação com intermediadoras de pagamentos ou gateways de pagamento é fundamental para que você tenha vantagens para sua operação como juros mais baixos.

Portanto, um ponto a considerar é a facilidade de compra por parte do cliente usando parcelamento em pelo menos 6x ou mais.

Atenção: Cuidado ao contratar plataformas de pagamento que não possuem sistema anti-fraude! Fraudes são muito comuns na internet e podem virar uma baita dor de cabeça para sua loja online.

Formas de Envio: Como obter a melhor forma?

Bom, os Correios dominam quase todo território brasileiro quando se trata de envio, porém alguns itens acimda de 30kg, ou itens que ocupam espaço não são aceitos pelos correios.

Por isso é necessário trabalhar com transportadores, algumas possuem integrações diretas com o sistema da loja online e até mesmo com prazos melhores que o próprio correio.

Escolha uma transportadora que tenha expertise no envio de mercadorias parecidas com a sua, existem diversas empresas como a Jadlog, TNT, Directa e Total.

Há empresas que chamamos de hub de envios como a Mandaê e Intelipost que também vale a pena dar uma analisada se vale a pena.

Não irei aprofundar em muitos detalhes sobre o envio mas montei uma lista abaixo de quais critérios escolher uma transportadora ou forma de envio:

  1. Custo acessível.
  2. Prazos razoáveis.
  3. Facilidade de negociação.
  4. Bom time de suporte (acredite, logística corresponde a mais de 50% das reclamações de uma operação e-commerce).
  5. Seguro e Proteção contra roubo, danos e furtos.

Ou seja, a logística depois da forma de pagamento e a escolha da plataforma é também essêncial!

Conclusão

Espero ter ajudado com alguns pontos a respeito de como abrir uma loja online? Tem alguma dúvida? Quer incluir alguma dica? Deixe seu comentário aqui embaixo 🙂

Leave a Comment

Abrir Chat
1
Olá, me chamo Eduardo e sou estrategista de marketing da Edm2, em que posso ajudar?