Blog: Como funciona e como surgiu?

Última Atualização em 21 de outubro de 2021 por Eduardo Danton

blog como surgiu

Saiba qual a principal funcionalidade de um blog e como esta ferramenta consegue ajudar a criar autoridade para o seu negócio

Se você quer construir a presença da sua empresa no ambiente online, certamente um blog pode te ajudar muito.

A ferramenta funciona em estratégias de marketing digital e através dele é possível criar novas possibilidades para os negócios e ainda fortalecer sua marca.

De onde surgiu a palavra blog?

blog
Primeiro blog do mundo.

De acordo com a Wikipedia o termo “weblog” foi criado por Jorn Barger em 17 de dezembro de 1997.

A abreviação blog surgiu bem depois e foi criada de brincadeira por Peter Merholz, que desmembrou a palavra weblog para formar a frase we blog (“nós blogamos”) na barra lateral de seu blog

Afinal quantos blogs existem pela internet?

Wordpress antigamente

Estima-se que existam cerca de 600 milhões de blogs na internet hoje, de aproximadamente 1.7 bilhões de websites publicados. Outra estimativa é que 2.5 bilhões de postagens de blog são publicados ano a ano mundialmente. Isso quer dizer que em média temos 6.912.000 postagens por dia ou então 4,800 “posts” por minuto (2021, Internet Live Stats).

De lá para cá o termo passou a se fortalecer e ficar cada vez mais conhecido, principalmente no momento em que a internet começou a se popularizar.  

Mas, foi a partir do ano de 2002 que os blogs ficaram mais comuns entre as pessoas que usavam para compartilhar suas próprias histórias. E ainda mais serviços gratuitos de montagem de blog passaram a se espalhar na internet.

O sucesso foi tão grande que logo começaram a surgir os blogs profissionais que usavam como mais uma ferramenta de publicidade.

Blog: entenda o conceito e como funciona?

Blog virou uma profissão: O blogueiro.

Em uma tradução simples, o termo blog remete a “diário da rede”.

Trata-se de uma página na internet, um tipo de site ou seção, que possibilita a publicação de textos e imagens.

Além disso, uma das características deste formato é permitir a criação de fóruns de discussão sobre o tema central tratado na plataforma.

Por isso, costuma atrair usuários pela facilidade de usar e gerir conteúdo.

Os blogs são usados por empresas e também por pessoas que querem compartilhar paixões e expor seus interesses pela internet. 

Um blog geralmente traz informações diversas sobre determinado assunto, diferente de um site que geralmente apresenta informações estáticas. 

O mais comum é que haja uma certa periodicidade nas publicações, outra característica incomum nos sites institucionais.

Com funcionalidades diversas, podemos usar esta ferramenta de acordo com o objetivo de cada negócio. 

Inclusive, antes mesmo de desenvolver o seu, sugerimos que compreenda exatamente o que pretende alcançar colocando essa ideia em prática.

A importância para a construção da marca

Certamente, manter a presença na internet é um fator importante para qualquer empresa.

Como já mostramos, o blog ajuda a desenvolver e manter a empresa relevante no ambiente digital.

Para ficar mais claro, vamos demonstrar a importância que um blog tem e como ele pode fazer a diferença nos negócios.

Esta ferramenta é capaz de proporcionar um aumento significativo na visibilidade da empresa e, consequentemente, no alcance da marca.

Ou seja, gera impacto, confiança e também autoridade.

Conteúdo é peça fundamental em um planejamento de aquisição de tráfego. Quanto melhor a qualidade do conteúdo mais tráfego!

Além disso, você sabia que o blog tem a capacidade de posicionar o site nos resultados orgânicos das pesquisas online? 

Certamente, conquistar um bom posicionamento está entre os principais benefícios de um blog para o seu negócio.

Afinal de contas, esta é uma forma de aumentar a visibilidade da marca sem a necessidade de investir em anúncios. 

Vale lembrar que essa estratégia inclui artigos otimizados para SEO. Se você ainda não sabe o que é e como funciona o SEO, temos um artigo explicando tudo sobre essa técnica.

Agora que você já entendeu o que é um blog, qual a sua função e importância, chegou a hora de desenvolver o seu com quem entende deste assunto. Aqui na Edm2 fazemos o planejamento, criação e monitoramento de blogs e portais de conteúdo. Assim como a criação de website e manutenção de website.

Para saber mais sobre como criar um blog para a sua empresa, entre em contato conosco.

2 thoughts on “Blog: Como funciona e como surgiu?”

  1. O artigo destaca a importância do blog na construção da marca de uma empresa, enfatizando como ele pode aumentar a visibilidade, a confiança e a autoridade da marca. Além disso, menciona a relevância do conteúdo de alta qualidade na atração de tráfego e a capacidade do blog de melhorar o posicionamento nos resultados de pesquisa orgânica, sem a necessidade de investir em anúncios, quando combinado com estratégias de SEO. Muito bom mesmo.

    Responder

Leave a Comment

Abrir Chat
1
Olá, me chamo Eduardo e sou estrategista de marketing da Edm2, em que posso ajudar?