Sua empresa possui uma estratégia para redes sociais?

Última Atualização em 13 de agosto de 2013 por Eduardo Danton

f-22222Sua empresa não começaria uma campanha publicitária sem uma estratégia. Da mesma forma, não deveria postar no Facebook sem ter uma também. Quase todas as empresas que ainda não saltaram de forma expressiva na mídia social estão buscando isso. Poucas sabem realmente o que fazer, como abordar e quais recursos e compromissos são necessários para ser bem sucedido.
Pense nisso: Você sabe o que é ter sucesso na mídia social? (Dica: Não é um milhão de seguidores)
Para aqueles que procuram iniciar, ou talvez explorar como tornar uma presença nas redes sociais melhor, é começar a ouvir ao invés de falar. Isso significa fazer uma auditoria social, como identificar seus principais concorrentes, suas metas ideais e os principais influenciadores dentro da sua categoria. Veja aqui algumas dicas que a Edm2 montou:

Encontre seu lugar!
Poucas empresas na rede social tem tempo e recursos necessários para estar em toda a parte. Identifique quais são as plataformas ideais para o seu negócio (Facebook, Twitter, LinkedIn, etc) com base no que cada uma pode realizar e como elas se encaixam. Onde seus concorrentes estão investindo e por quê? Você quer se conectar com seus clientes. Conversar com eles onde já estão “acostumados” desempenha papel crítico para trazê-los até a sua empresa/produto/serviço.

Descubra a sua voz!
As marcas muitas vezes cometem o erro de postar com uma voz robótica, que carece de qualquer senso de conexão pessoal. O engajamento acontece num nível humano. As empresas que tiveram sucesso nas mídias sociais humanizam suas marcas – elas criam uma voz exclusiva e personalidade. Encontre aquelas em seu espaço que possibilitem um diálogo real com sua base de fãs, e você verá a verdadeira personalização nos posts. Pode ser divertido, espirituoso, consultivo ou qualquer outra coisa. Mas não é genérico. Crie uma voz que é fiel à sua marca e envolvente para o seu público alvo.

Ajuste o volume.
Ninguém gosta de um tagarela, mas também é importante ser ativo e participativo sempre. Mais uma vez, ouvir os ambientes sociais e da concorrência podem guiá-lo para o volume certo em seus esforços sociais, quantas vezes postar, a velocidade, as expectativas e a frequência de respostas às postagens nos seus ambientes.

Defina sua estratégia.
Você não começaria uma campanha de marketing sem uma estratégia. Então, não deveria postar no Facebook sem uma também. A forma como você lida para o engajamento e interação com seus clientes-alvo, a exclusividade do que está fornecendo fará com que eles queiram “gostar” de sua marca e interagir com o seu conteúdo, e é como você vai medir e relatar essas métricas de sucesso. O primeiro e mais importante passo é identificar o que você deve dizer para sintonizar com o seu público-alvo. Aqui estão algumas dicas específicas que podem ajudar a identificar por onde começar:

1. Explore conversas entre uma grande variedade de fontes para ver quais as questões que estão surgindo para as pessoas em seu alvo.

2. Visite fóruns para ver quais são os tópicos de interesse em relação ao seu negócio. A etapa de escuta social, irá identificar alguns fóruns populares que estejam de acordo com o seu público alvo.

3. Selecione um site concorrente para ver os tópicos que estão impulsionando engajamentos.

Armado com um conhecimento prático do espaço da mídia social, os esforços de seus concorrentes e os interesses de seus público, você está pronto para saltar. Esteja preparado para fazer um investimento a longo prazo para a efetiva realização dos seus planos sociais e estabeleça metas mensuráveis ​​e alinhadas com seus objetivos do negócio.

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Olá, me chamo Eduardo e sou estrategista de marketing da Edm2, em que posso ajudar?