Otimização de leads

Última Atualização em 27 de abril de 2016 por Eduardo Danton

Três, sim 3!, passos ~marotos ~para otimização de SEO e otimização de leads no seu site.

O Google abriu espaço para que os pequenos também tenham visibilidade em um mundo onde apenas os grandes dominavam. As ferramentas de publicação estão cada vez mais em evidência permitindo que pequenas e médias empresas garantam o seu lugar ao sol. Chamo a oportunidade dos grandes e pequenos negócios anunciarem no ambiente virtual de democratização dos anúncios, mas você pode chamar de livre concorrência também!

Acompanhe aqui!

Passo 1: SEO

Antes de criar um anúncio no Google, certifique-se que o monstrinho do SEO esteja a pleno vapor em seu website ( SEO = Search Engine Optimization ) ou – Otimização para motores de pesquisa – que nada mais é que um conjunto de técnicas que têm como principal objetivo tornar mais “amigável” o encontro dessas informações nos buscadores levando ao seu site.

Para os mecanismos de busca, sobretudo para o Google, tudo gira em torno da relevância. Através de palavras-chave presentes no site, selecionamos o conteúdo relevante para campanha visando um melhor posicionamento orgânico desse anúncio. Isso vai otimizar os resultados nas buscas. Busca = Aumento de tráfego para o seu site. O que leva ao termo Lead.

Vou falar já já sobre isso. =P

O princípio é trabalhar o conteúdo de dentro para fora e de fora para dentro, sacou? Palavras-chave no meu site => anúncios no Google com essas palavras embutidas nele levando para o site e fechando um ciclo/experiência = Venda!

Nota: Trabalhe os seus anúncios com o conteúdo/palavras-chave que estejam em seu site e não esqueça do guia de boas práticas, beleza? Beleza. Mais informações e truques você acompanha na comunidade oficial do Google Adwords aqui – https://goo.gl/nC3Lo9 (Não vá ainda! Termine de ler essa matéria, please!)

Exercício

Façamos o seguinte: Imagine um prédio sendo contruído. Consegue imaginar? Agora, pense na escolha dos materiais para a sua fundação/alicerce. Esses “materiais “são as palavras-chave da sua campanha. Quanto mais informações relevantes sobre esse produto/serviço estiverem presentes em seu site, maiores as minhas chances de conversão.

Conversão = Venda ou qualquer outra interação do meu público consumidor com a marca.

A escolha desses materiais vão definir que tipo de edifício você é (edifício = a empresa, tá? Foca aqui!). Agora, pense em como imagina que esse prédio vai ficar ao finalizar a obra. Consegue imaginar? Esse é o objetivo do SEO. A base de tudo, relevância, RELEVÂNCIA!

Lembra da palavra Lead que citei acima? Pois é! Um LEAD é qualquer interação do público que quero atingir gerando experiência com o meu produto ou serviço. Um lead vai desde assistir a um vídeo, um clique no meu ecommerce gerando venda direta de um produto ou serviço (CTA) ou envio de formulário de orçamento através do meu site solicitando cotação. Capicce?

O conteúdo do seu site, ou SEO interno, está direta e indiretamente ligado à sua estratégia de negócios ou o nome chic que usam em marketing, Business Plan.

Passo 2: CTA (Call to Action)

Imagine que a sua obra terminou e que agora quer que as pessoas visitem cada cômodo da casa de maneira prática. Um exemplo que podemos adotar é que o seu objetivo é mostrar aos seus amigos(as) imagens que da sua nova cozinha/copa ou qualquer outro cômodo para que vejam como o acabamento ficou ou se gostam da louça que escolheu. Por exemplo:

“Vejam como a minha copa ficou linda! Imagens aqui – www.visiteaminhacasa.com.br/copa. “

Assim, ao clicar nesse anúncio as suas amigas/audiência vão direto à página destino que é o objetivo da ação (a ação/objetivo seria ampliar as visualizações nas imagens da sua nova cozinha). Chamamos isso de CTA (Call to Action) ou no velho e bom portuga: Chamada para uma Ação. A URL’s devem ser otimizadas. O termo fancy para isso é Vanity URL’s. Uia! (Isso também está embutido na política de boas práticas quando levamos o usuário para a página de destino mais relevante, àquela com o produto ou serviço na chamada da campanha.

(Lembra do alicerce/conteúdo? É bem isso aí.)

O CTA é um convite à audiência sentir-se atraída pelo anúncio e visitar a sua página clicando nele e ter contato direto com a oferta do seu produto/serviço. ( Logo mais abaixo eu dou um esqueminha pra isso. Continue lendo! )

A idéia principal é passar uma sensação de emergência na ação: Ligue, clique, assista ao vídeo! Algo do tipo.

Passo 3: Otimização para dispositivos móveis

No Inbound Marketing ou Marketing de Atração, a otimização para dispositivos móveis é uma regra. Segundo dados divulgados pela Anatel em janeiro de 2015, o número de terminais móveis com acesso à internet cresceu em 99% em comparação com o ano anterior. A previsão é que agora em 2016 o Brasil ultrapasse o Reino Unido, ficando apenas atrás da China, Estados Unidos e Índia, pricipais mercados em atividade. Renegar esse público presente na plataforma mobile é no mínimo dumby! Você não é, tenho certeza.

“Migo, não faz isso! Vem pro mundo mobile!” \o/

A otimização do site e anúncios para mobile influenciam diretamente no SEO do seu site. Invista em responsividade e adapte seu conteúdo para as mais variadas plataformas. Isso vai dar àquele empurrãozinho nas visualizações também, tá? Obrigado, de nada.

Nota mental: Em 2016 – se você não fez isso em 2015 – otimize todas as áreas da sua estratégia de marketing para a experiência mobile. Isso vai ampliar o seu leque de oportunidades com possíveis clientes/prospects. Não negligencie essa plataforma.

Algumas perguntas pra você:

1. As palavras-chave do meu anúncio no Google estão em meu site em uma landing-page específica?

2. O anúncio é idôneo e não ofende ninguém?

3. Ao clicar nele e chegar ao meu site o anúncio é pertinente ao que estou oferecendo?

4. A experiência do meu cliente é boa quando clica no meu anúncio e visualiza o meu

site?

 

Se você respondeu sim a todas as perguntas: Parabéns! Seu site e anuncios têm um grande potencial de conversão.

Se respondeu não a qualquer uma das alternativas: Reveja a sua estratégia. :X

Conteúdo do site + Anúncios com palavras-chave presentes nele = Geração de Leads =>Sucesso! \o/

Eu não deveria fazer isso, mas gostei de você. Vou compartilhar um esquema #Mara! para seu negócio deslanchar:

ak

Chamamos esse esqueminha acima de Funil de Marketing. Uma estratégia para atrair tráfego

para o seu site e gerar otimização do SEO orgânico. Fazendo direitinho, com o tempo, você

pode se tornar uma palavra-chave forte nos mecanismos de busca e reduzir o investimento

nas campanhas de impulsionamento.

A democratização dos anuncios online são uma excelente oportunidade daquele seu produto ou serviço sairem da garagem e ganharem o mundo dos negócios. Saiba aproveitar cada oportunidade como única. A globalização e a internet possibilitam isso: A livre concorrência de todos nessa plataforma virtual de visibilidade. Siga esses três passos ~marotos ~para melhorias imediatas nas ferramentas de busca e maximize as visualizações da sua página, relevância e anúncios.

Seguindo os passos 1, 2 e 3 você amplia as chances de conversão para o seu negócio!

P.S: Depois que você ficar rico(a) e não esquecer de mim, volte aqui e conte a sua experiência nesse post. E, se precisar de alguma ajuda, podem contar com a Edm2. 😉

Só mais uma pergunta: Você tem um site, não é? O.o

Se não tem ainda: Venha para a luzzzzz, Caroline!!!

Leave a Comment

Abrir Chat
1
Olá, me chamo Eduardo e sou estrategista de marketing da Edm2, em que posso ajudar?