Motivos para a sua empresa investir em otimização de buscas

Última Atualização em 4 de março de 2013 por Eduardo Danton

A sabedoria convencional diz que a maneira mais rápida e eficiente para pesquisar produtos e preços é na web.
As transações “B2B” (Empresa para Empresa) diferem da maioria das transações de consumo, porque essas decisões requerem a coordenação entre uma série de pessoas diferentes antes de finalizar uma transação. É um processo que requer um certo período de tempo entre pesquisar o produto e fazer o pedido. Portanto, não se trata de uma decisão precipitada.
Quando os participantes foram solicitados a indicar como eles fariam uma compra B2B, 93,2% disseram que pesquisariam a compra on-line.
SEO

  • Quando perguntados se eles usariam um mecanismo de busca em algum momento nessa tarefa, 95,5 % indicaram que sim.
  • Quando perguntados por onde iniciariam sua busca por informações, 63,9 % dos participantes escolheram um motor de busca em “consumer review sites”, sites de comércio eletrônico, sites do fabricante e em portais da indústria.
  • Quando levado em consideração o orçamento, sites do fabricante e portais da indústria foram os sites primeiramente escolhidos,  com orçamentos maiores. No entanto, 86,9 % dos participantes disseram que iriam visitar um mecanismo de busca, depois de visitar esses sites.

 

Veja a seguir algumas conclusões importantes do estudo da Enquiro:

  • Os mecanismos de busca têm um papel dominante nas compras B2B.
  • Os mecanismos de busca são usados nas fases iniciais ou intermediárias do ciclo de compra.
  • O Google foi o favorito entre outros mecanismos de busca.
  • As pesquisas nos mecanismos de busca ocorrem pelo menos um ou dois meses antes da decisão de compra.
  • É necessário um bom equilíbrio entre a busca orgânica (não paga) e a busca paga. Os mecanismos de otimização de busca orgânicos recebem mais de 70 % dos cliques.
  • A posição é um fator, com mais de 60 % clicando nos 3 primeiros resultados da busca.
  • A maioria dos usuários decide em qual clicar segundos após o carregamento da página.

Com todo este tráfego qualificado proveniente de mecanismos de busca, é mais importante do que nunca que os comerciantes B2B, atacadistas, e trocas B2B garantam que seus sites estejam corretamente otimizados para um bom posicionamento nos resultados de busca. É também de grande valor a otimização de mecanismos de busca e mecanismos de marketing como uma ferramenta de marketing “user-friendly”.

A singularidade do Mecanismo de Busca de Marketing
O tráfego dos mecanismos de busca são altamente segmentados. Isso porque os potenciais compradores que encontram suas ofertas B2B através de mecanismos de busca estão procurando seus produtos e serviços por conta própria, então eles estão predispostos a ouvir a sua mensagem de marketing. Você não pode encontrar uma perspectiva mais qualificada do que essa. Eis o que distingue o mecanismo de busca de marketing de outros tipos de publicidade:

1. Não-intrusiva: Mecanismo de busca de marketing é uma ferramenta de marketing não-intrusiva. A maioria da publicidade, tanto online como offline, interrompe o comportamento do consumidor. Se um usuário entra em um site para informações, aparece um pop-up de propaganda intrusiva. Lendo um jornal? Os anúncios dominam e forçam artigos a serem continuados em outra página. Com o mecanismo de busca de marketing, o usuário está buscando ativamente seus produtos, serviços e informações. E estarão muito satisfeitos em serem conduzidos para o seu site.

2. Voluntário: Mecanismo de busca de marketing é o resultado do comportamento do próprio usuário, que o originou. Seus visitantes de mecanismos de busca e diretórios clicam voluntariamente no seu anúncio, em vez de clicar no de seu concorrente, porque e estão motivados a explorar as suas ofertas.

1 thought on “Motivos para a sua empresa investir em otimização de buscas”

  1. Muito verdade! geralmente pesquiso na internet e até mesmo nas redes sociais a respeito de um produto ou serviço. Assim evita dores de cabeça futuras

    Responder

Leave a Comment

Abrir Chat
1
Olá, me chamo Eduardo e sou estrategista de marketing da Edm2, em que posso ajudar?