Como fazer um plano de marketing?

Última Atualização em 2 de setembro de 2016 por Eduardo Danton

Plano de Marketing
Reprodução: Freepik

Para que a sua empresa cresça nos dias de hoje se tornou fundamental possui um plano de marketing, mas em muitos casos nos deparamos com uma grande dificuldade por onde começar, muita gente enxerga o plano de marketing como algo muito complexo e difícil de se fazer as vezes pelo fato do marketing estar em constante evolução, falta de conhecimento, tempo e até mesmo não entender de fato para que serve o plano de marketing. O plano de marketing é o caminho que a sua empresa precisa definir para crescer!

Para que serve um plano de marketing afinal de contas?

Podemos comparar o plano de marketing como um mapa onde identificamos todos os aspectos da comercialização de produtos e serviços e também o posicionamento da comunicação da empresa. O plano de marketing é utilizado para identificar o seu público alvo, como alcança-los e como fazer com que eles comprem seus produtos e serviços. Para crescer o seu negócio, você precisa de um plano de marketing.

Quando feito corretamente o plano de marketing será um roteiro para que a sua empresa possa vender mais e crescer de maneira efetiva.

Quais são os ingredientes básicos de um plano de marketing?

  • 1) Introdução ou Executive Summary

A introdução ao seu plano nada mais é que uma visão geral que orá resumir as etapas de seu plano, pense que é um direcionamento para que qualquer pessoa possa compreender o que compõe o seu plano.

  • 2) Clientes do alvo

Nessa parte do planejamento detalhamos quem são os nossos clientes como dados demográficos (idade, sexo e etc.), perfil psicológico (interesses, afinidades, desejos e etc.) e os seus desejos precisos e necessidades. Além disso detalha de como o seu cliente se relaciona com os produtos ou serviços que a sua empresa oferece.

Ser capaz de identificar claramente seu público-alvo vai auxiliar a definição de canais de publicidade para que a sua empresa esteja onde o seus clientes estão. Além de interagir melhor com o seu potencial cliente o fato de afunilar e identificar o seu potencial consumidor diminui o gastos com a divulgação e aumenta o retorno de seu investimento.

  • 3) Definição da USP ou Unique Selling Proposition

Possuir uma proposta única de venda (USP) é fundamental para distinguir o seu produto ou serviço da concorrência, a USP nada mais é que uma frase que destaca o que a sua empresa ou o seu produto tem de diferente.

Exemplo: a USP da FEDEX: “Quando tem que estar lá, estará lá”.

Outro exemplo: a USP do Correios: “Em todos os municípios do Brasil”.

Lembre-se: USP não é Slogan! A diferença entre a USP e o Slogan é que o slogan é baseado na sua USP e consiste em uma frase que compõe o logo da sua empresa e de fácil recordação.

Exemplo Slogan: Bradesco – COMPLETO.

Outro Exemplo: Coca-Cola – Abra a felicidade.

  • 4) Estratégia de Preço voltada para posicionamento

Sua estratégia de preços e posicionamento devem estar muito bem alinhados. O preço é uma forma muito importante de posicionamento e pode influenciar diretamente o que as pessoas pensam sobre o que você oferece. Dentro do marketing o valor percebido nada mais é que os benefícios e o preço que um produto ou serviço oferece o valor percebido é positivo quando o cliente percebe que fez um bom negócio. Manter o cliente satisfeito é fundamental principalmente na hora de precificar.

Nesta seção do seu plano de marketing, descreva como o seu preço vai apoiar o posicionamento que você deseja para a sua empresa.

  • 5) Plano de Venda ou Distribuição

Essa parte consiste em determinar como você venderá seu produto ou serviço, será por qual canal? Por um website, pelo Facebook? Através de representantes? Como que a venda será feita? Pense em diversos canais para vender o seu produto ou serviço.

Para finalizar um plano não pode faltar um objetivo principal de marketing, o objetivo de marketing não consiste apenas em vender mas também em estabelecer metas que nem sempre estão alinhadas a vendas. Por exemplo o conhecimento da marca, tornar-se popular, ser líder em atendimento entre outros. Mas um plano de marketing bem feito vai muito além dos itens acima, a proposta dessa postagem é mostrar itens que não devem faltar em seu plano de marketing. Pare, estude e pense como a sua empresa quer ser vista pelo mercado? Pense nisso e coloque o seu plano para funcionar os resultados podem ser surpreendentes.

Leave a Comment

Abrir Chat
1
Olá, me chamo Eduardo e sou estrategista de marketing da Edm2, em que posso ajudar?